A quantidade de lixo eletrônico – resíduo de tecnologia como...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1399712 Química
A quantidade de lixo eletrônico – resíduo de tecnologia como circuitos impressos e telefones móveis – teve um crescimento significativo na última década atingindo 40 milhões de toneladas por ano mundialmente. Parte deste lixo eletrônico é composto por metais preciosos (como o ouro), o que tem levantando a possibilidade de reciclagem. Do total de lixo eletrônico descartado, 30% é composto de metais e ligas metálicas, sendo o restante composto por materiais não metálicos e 300 ppm (partes por milhão) é composto por ouro. Uma das propostas para recuperação do ouro descartado é o tratamento com tiossulfato o qual apresenta elevada especificidade para o ouro. A equação química da reação é demonstrada a seguir. (Densidade dos materiais não metálicos = 2,0 g/cm3 ; massa molar do tiossulfato = 112 g.mol-1 , massa molar do ouro = 196,97 g.mol-1 )
Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmativas em relação às informações:
I. Na reação demonstrada, o ouro é o agente redutor e o tiossulfato o agente oxidante.
II. É possível afirmar que são descartados anualmente 12 mil toneladas de ouro no lixo eletrônico.
III. A massa de material não metálico descartado anualmente é 1.000 vezes superior à massa de ouro descartada no mesmo período.
IV. Um volume de 14 milhões de metros cúbicos (m3 ) de materiais não metálicos são descartados anualmente no lixo eletrônico.
V. Seriam necessários 6,82 mil toneladas de tiossulfato para tratar a massa de ouro descartada no lixo eletrônico.
Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas