No arquipélago de Fernando de Noronha, a 350 quilômetros do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UNIVESP Órgão: UNIVESP Prova: UNIVESP - 2017 - UNIVESP - Vestibular |
Q1685423 Biologia
No arquipélago de Fernando de Noronha, a 350 quilômetros do litoral do Brasil, a cegueira e deficiências nos membros locomotores, nos olhos e na boca são frequentes entre os sapos dessas ilhas. O motivo real dessas deformações ainda não é bem conhecido. Na tentativa de explicar essas anomalias, um grupo de estudantes defensores das ideias de Lamarck, fez a seguinte afirmativa:
“No continente, sapos cegos seriam facilmente comidos por serpentes, mas em Noronha, pelo fato de os sapos não terem predadores naturais, os olhos funcionais deixaram de ser importantes e tornaram-se inúteis, foram se atrofiando pelo desuso e, em alguns casos, desapareceram completamente”.
Considerando a explicação dos estudantes, é correto afirmar, coerentemente com as ideias de Lamarck, que desaparecimento de olhos funcionais nos sapos teria sido
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não vejo o porquê da alternativa A ser errada.

Alguém pode me explicar?

Alternativa A está errada, pois os estudos relacionados ao patrimônio genético não tinham acontecido no período que Lamarck propôs as teorias dele.

Lamarck →

  • Lei do uso e desuso
  • Lei da herança dos caracteres adquiridos (importante deixar claro que Lamarck, assim como Darwin, não possuía conhecimentos sobre os genes, visto que a estrutura de tais componentes biológicos só passou a ser decifrada com Watson, Crick e Rosalind Franklin nas décadas de 40 e 50 do século XX)

Embora seja tentador, com os conhecimentos que temos hoje, fazer troça das teorias lamarckistas, é importante ressaltar que Lamarck foi o primeiro evolucionista.

Gabarito : (C)

Nível de Dificuldade : Fácil

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo