O avanço das culturas sul-americanas nas zonas tropicais afr...
O avanço das culturas sul-americanas nas zonas tropicais africanas conhece três etapas. Num primeiro tempo, a América exporta mandioca através da Guanabara e do litoral vicentino. Numa segunda etapa, a mandioca, o milho, a batata-doce e frutas sul-americanas passam a ser plantados nas terras africanas. Num terceiro tempo, tais culturas espalham- -se pelos sertões africanos. O uso do milho e da mandioca como ração dos povos da região permitiu que os guerreiros negreiros dilatassem suas áreas de captura. Roças de mandioca e milho são abertas nas áreas de parada e descanso dos bandos, facilitando o transporte terrestre de um maior número de cativos do sertão.
(Luiz Felipe de Alencastro. O trato dos viventes, 2000. Adaptado.)
O historiador
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO:
O autor aborda um aspecto pouco estudado do tráfico, através do Atlântico, de africanos escravizados: a introdução de plantas alimentícias sul americanas nas áreas de captura de nativos destinados à escravização, pois o plantio desses produtos permitia a ampliação das áreas de captura, proporcionando alimento tanto a captores como a capturados.
GABARITO:
(C) associa a introdução de novos cultivos na África com o aumento do tráfico negreiro.
Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/03/famema-2020-o-avanco-das-culturas-sul-americanas-nas-zonas-tropicais-africanas-conhece-tres-etapas.html?m=1
A) INCORRETA- O trecho trata de cultivos típicos da América – no caso Brasil – que serão reconhecidos em territórios africanos e não o inverso como propõe a alternativa.
B) INCORRETA- O intercâmbio destacado no trecho não é entre índios e guerreiros africanos porque ele não existiu. Quem fazia o comércio entre as duas áreas coloniais portuguesas eram europeus.
C) CORRETA- A introdução de novos cultivos, que foram estabelecidos no litoral mas depois adentraram o território de regiões da África Atlântica, facilitaram, segundo o autor, o tráfico negreiro pelo fornecimento de alimentos para os negreiros por mais tempo e em mais regiões, ao longo dos caminhos entre o interior e o litoral onde entregavam os cativos para serem escravizados.
D) INCORRETA. O escambo para a obtenção de escravos em regiões da África Atlântica portuguesa nem sempre envolvia produtos agrícolas. A troca era de cativos por produtos manufaturados baratos na Europa mas de pouca ou nenhuma produção entre povos da África tais como facas e anzóis.
E) INCORRETA – O autor não tem como tema, no trecho transcrito, a agricultura de exportação. O seu tema é escravidão e tráfico negreiro
Gabarito do professor: Letra C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo