O culto aos orixás pelos afro-brasileiros foi proibido duran...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2011 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1394556 Conhecimentos Gerais
O culto aos orixás pelos afro-brasileiros foi proibido durante séculos no Brasil. No entanto, sabe-se que, entre as formas de resistência à dominação, os escravos mantiveram suas práticas religiosas dando aos seus deuses os nomes dos santos católicos. No Brasil, tais práticas, entre outras, permitiram:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As características da colonização portuguesa deram origem ao sincretismo religioso brasileiro.

Um dos objetivos das grandes navegações era cristianizar os povos que fossem encontrados nos novos territórios. Desta maneira, os indígenas foram os primeiros a serem catequizados.

A fim de explicar-lhes a doutrina cristã, os padres jesuítas utilizavam elementos culturais indígenas. Isto deu origem, por exemplo, a lendas inventadas pelos religiosos que foram incorporadas ao repertório indígena, como a do Aó-aó.

Os negros africanos escravizados passaram pelo mesmo processo, que deram origem ao candomblé, religião afro-brasileira. Ao chegar na colônia reviveram seus rituais, símbolos e festas que faziam na África, porém adaptando-as à realidade da América. Um exemplo seriam as oferendas aos orixás que passaram a incorporar alimentos locais.

Além disso, intimidados pelos castigos, muitas pessoas escravizadas abraçavam a religião católica aparentemente, mas mantinham o culto a seus orixás. Assim começou a identificação entre os santos católicos e orixás, as procissões do padroeiro com as festas para suas divindades, entre outras práticas.

GABARITO (A)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo