Gambás caçadores de cobras são naturalmente resistentes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2015 - CEDERJ - Vestibular - 01 |
Q594175 Biologia
    Gambás caçadores de cobras são naturalmente resistentes ao veneno das serpentes. Aos poucos, uma equipe de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz começa a entender o mecanismo por trás dessa imunidade.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/biologia/ proteina-do-gamba-pode-combater-veneno-de-cobras. Acesso em: 04 nov. 2015. Adaptado.
Na mata atlântica, o gambá e a cobra vivem no mesmo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Alternativa A

HABITAT: é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.


NICHO ECOLÓGICO: é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.


Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.


O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores. Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente.


Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo