“É a voz de um partido que se alça para falar ao país. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: CECIERJ Órgão: CEDERJ Prova: CECIERJ - 2015 - CEDERJ - Vestibular - 01 |
Q594188 História
“É a voz de um partido que se alça para falar ao país. E esse partido não carece demonstrar a sua legitimidade. Desde que a reforma, alteração ou revogação da carta outorgada de 1824, está por ela mesma revista e autorizada, é legítima a aspiração que hoje se manifesta para buscar em melhor origem o fundamento dos inauferíveis direitos da nação. (...) Não reconhecendo nós outra soberania mais do que a soberania do povo, para ela apelamos. (...) (A República. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1870.)

O Manifesto Republicano é, para muitos historiadores, um singular documento político, publicado no Brasil em 1870. Por conseguinte, o Manifesto Republicano
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa letra C

Manifesto Republicano é um documento de pouca profundidade analítica limitando-se a uma crítica superficial das instituições do Império e evitando abordar qualquer questão controvertida ou estrutural. Por exemplo, um assunto candente e explosivo como a Abolição nem chegou a ser tocado pelo documento. De fato, ele se contentava em fazer um pequeno histórico das ideias republicanas ao longo da história brasileira, atacava os mecanismos institucionais do Império e apontava a singularidade da monarquia brasileira no contexto da realidade americana.

Galera não assimilem diretamente tudo relacionado a proclamação da República com o fim da escravidão, vale lembrar que entre os conversadores e liberais , somente uma parcela muita pequena dos liberais era abolicionista! O intuito principal foi derrubar a monarquia para descentralizarmos a monarquia e instaurar uma República federativa para dar mais autonomia as províncias , tanto aquelas esquecidas como no norte e nordeste, como aquelas que cresceram muito e não querem interferência do Império nas suas relações, como o sudeste por exemplo .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo