A configuração que o tema do amor recebe, nos versos do exc...

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Q583426 Literatura

                                                        [4]

                             Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

                             que viva de guardar alheio gado,

                             de tosco trato, de expressões grosseiro,

                             dos frios gelos e dos sóis queimado.

                             Tenho próprio casal(1) e nele assisto(2) ;

                             dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

                             das brancas ovelhinhas tiro o leite,

                             e mais as finas lãs, de que me visto.

                             Graças, Marília bela,

                             graças à minha estrela!

                                             (...)

                                              [5]

                            Tu não verás, Marília, cem cativos

                             tirarem o cascalho e a rica terra,

                             ou dos cercos dos rios caudalosos,

                             ou da minada serra.

                             Não verás separar ao hábil negro

                             do pesado esmeril a grossa areia,

                             e já brilharem os granetes de oiro

                             no fundo da bateia(3) .

                                                        (...)

                             Não verás enrolar negros pacotes

                             das secas folhas do cheiroso fumo;

                             nem espremer entre as dentadas rodas

                             da doce cana o sumo.

                             Verás em cima da espaçosa mesa

                             altos volumes(4)de enredados feitos;

                             ver-me-ás folhear os grandes livros,

                             e decidir os pleitos.

                             Enquanto revolver os meus consultos,

                             tu me farás gostosa companhia,

                             lendo os fastos da sábia, mestra História,

                             e os cantos da poesia.

                                                Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.

Glossário:

(1)casal: pequena propriedade rural.

(2)assisto: resido, moro.

(3)bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela.

(4)altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.  

A configuração que o tema do amor recebe, nos versos do excerto,
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"De caráter autobiográfico, Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) escreveu essa obra inspirado na sua própria história de amor.

Conheceu sua musa inspiradora quando estava morando e trabalhando como Ouvidor Geral na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Seu nome era Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão.

Chegaram a ficar noivos, entretanto, Tomás foi acusado de conspiração, uma vez que estava envolvido com o movimento da .

Sendo assim, ele foi preso e exilado na África, se afastando de sua amada. Nesse tempo, escreveu a obra que o consagraria."

Não consegui entender porque contrasta com o "amor absoluto" se o poeta continuou pensando nela por tanto tempo...

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