Leia o fragmento a seguir, extraído de um artigo do jornali...
Leia o fragmento a seguir, extraído de um artigo do jornalista Carlos Lacerda, publicado no jornal A Tribuna da Imprensa, em de junho de 1950.
O Sr. Getúlio Vargas senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.
A partir do fragmento, assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do discurso de Carlos Lacerda.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
Resolução
Trata-se de um claro discurso contrário a Getúlio Vargas, feito por Carlos Lacerda, que era um dos principais, se não o principal, opositor do presidente. Por conta do chamado atentado da Rua Tonelero, ao que se seguiu a chamada "República do Galeão", a pressão sobre Getúlio acabou levando-o ao suicídio em 1954.
Como opositor de Vargas, Lacerda se opunha ao chamado trabalhismo - que nada mais é do que uma vertente política baseada nos interesses dos operários e demais trabalhadores, pelo menos no discurso. Na época em questão, Vargas era o principal nome desse movimento político no Brasil, a tal ponto que se fala em "trabalhismo da Era Vargas". Entretanto, o trabalhismo não é apenas isso e nem surgiu no Brasil.
percebam que existe uma condiçao eliptica no discurso.
se condidato nao deve ser eleito
se eleito nao deve tomar posse
se empossado deveria haver um golpe para impedir
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo