Estudos com células e organismos vivos identificaram alguns...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2020 - UNICAMP - Vestibular - Ciências Biológicas e Saúde |
Q1705924 Biologia
Estudos com células e organismos vivos identificaram alguns fenômenos associados ao envelhecimento. Durante o ciclo celular ocorre o encurtamento dos telômeros. Sabese que apenas a enzima telomerase é capaz de recuperar o comprimento dos telômeros. Nos mamíferos, a maioria das células adultas não produz telomerase, geralmente sintetizada por células-tronco. Considerando os conhecimentos sobre biologia celular, genética e as informações fornecidas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para evitar a perda de genes com o desgaste dos cromossomos, as extremidades dos cromossomos eucarióticos têm tampões de DNA especializados chamados de telômeros, que consistem em centenas ou milhares da mesma curta sequência de DNA, a qual varia entre os organismos, mas é 5'-TTAGGG-3' em humanos e outros mamíferos.

As repetições que formam os telômeros são consumidas lentamente ao longo dos vários ciclos de divisão, estabelecendo uma barreira que protege as regiões internas dos cromossomos que contêm os genes (ao menos por certo tempo).

O encurtamento de telômeros foi relacionado ao envelhecimento de células e a perda progressiva deles pode explicar a razão pela qual as células somente podem se dividir um determinado número de vezes.

Fonte: Khan Academy

De uma maneira BEM grosseira, mas didática, os cromossomos são sapatos, os telômeros são suas solas e os genes do cromossomo são seus pés. Conforme vai usando o s apato (cromossomos na divisão celular), a sola (telômeros) vai sendo gasta e não se regenera. Até que, após muito uso (muitas divisões celulares), seus pés (genes) começam a ser desgastados.

Desse modo, a alternativa correta é a C, que diz: Com a capacidade restrita de recuperação dos telômeros, genes indispensáveis à sobrevivência da célula podem ser eliminados.

A cada divisão celular os telômeros vão sendo encurtados, quando atingem uma extensão crítica, os cromossomos tornam-se instáveis e a célula cessa suas divisões, até perderem a sua funcionalidade, esse é um dos fatores que estão associados ao envelhecimento.

Telômeros atuam como capas que protegem as regiões internas dos cromossomos e que se desgastam em pequena medida a cada ciclo de replicação de DNA.

As repetições que formam os telômeros são consumidas lentamente ao longo dos vários ciclos de divisão, estabelecendo uma barreira que protege as regiões internas dos cromossomos que contêm os genes (ao menos por certo tempo). O encurtamento de telômeros foi relacionado ao envelhecimento de células e a perda progressiva dos telômeros pode explicar a razão pela qual as células somente podem se dividir um determinado número de vezes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo