Há aproximadamente dois anos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2015 - UEG - Processo Seletivo UEG |
Q1784103 Biologia
Há aproximadamente dois anos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, amanheceu coberta por mais de 12 toneladas de peixes mortos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente explicou que uma importante causa das mortes dos peixes foi a sequência de fortes chuvas que atingiu a cidade em dias consecutivos. A relação entre a morte dos peixes e as fortes chuvas deve-se ao fato de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra A>

a quantidade de oxigênio dissolvido na água, que foi consumido durante a decomposição da matéria orgânica levada pela enxurrada, provocar a falta de oxigênio para os organismos aeróbicos.

A) a quantidade de oxigênio dissolvido na água, que foi consumido durante a decomposição da matéria orgânica levada pela enxurrada, provocar a falta de oxigênio para os organismos aeróbicos.

Explicação: Durante as fortes chuvas, é comum que haja um carreamento de matéria orgânica para os corpos d'água, como a lagoa. Essa matéria orgânica é decomposta por microrganismos, o que consome o oxigênio dissolvido na água. Se essa demanda por oxigênio for muito alta devido à grande quantidade de matéria orgânica, pode ocorrer a diminuição do oxigênio disponível na água, levando à morte dos peixes e de outros organismos aeróbicos que dependem desse oxigênio para sobreviver. Essa situação é conhecida como eutrofização, que pode ser agravada por eventos de chuva intensa que levam mais matéria orgânica para a água.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo