(www.ana.gov.br) Considerando a disponibilidade de água n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2017 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335961 Geografia
Imagem associada para resolução da questão
(www.ana.gov.br)
Considerando a disponibilidade de água no território brasileiro, pode-se concluir que o mapa apresenta um quadro sobre
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

Rios com situação preocupante, crítica ou muito crítica aparecem tanto nas áreas semiáridas do Nordeste como nas regiões superpopulosas do Sudeste. No caso do Nordeste, o problema é mais de natureza climática (não se desconsiderando a pressão demográfica), enquanto no Sudeste o problema envolve mais o elevado consumo de água numa região supersaturada de atividades humanas e grandes populações.

GABARITO:

d) o estresse hídrico, que é maior nas regiões onde a densidade demográfica é alta.

Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2018-considerando-a-disponibilidade-de-agua-no-territorio-brasileiro-pode-se-concluir-que-o-mapa-.html?m=1

Gostaria de entender qual o erro da alternativa B, já que o gabarito ser a letra D não fez muito sentido pra mim, uma vez que a maior densidade populacional também pode ser encontrada na megalópole e no DF, além dos rios intermitentes na região semi-árida serem fatores importantes para a escassez hídrica.

A letra B está errada, porque em lugares de alta densidade demográfica, apesar de se contar com rios perenes, não há segurança hídrica e muitos lugares sofrem com a má distribuição de água e com escassez, além disso temos a bácia do rio São Francisco que é um rio perene mas não leva segurança hídrica a sua região. Espero ter ajudado !!!!

"O estresse hídrico – também chamado de escassez hídrica física – é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade. Trata-se de uma expressão elaborada para representar uma situação grave que pode ser ocasionada tanto por fatores naturais quanto por fatores socioeconômicos.

Sabemos que os recursos hídricos encontram-se mal distribuídos entre os países e também no interior do território destes. As populações também se encontram de igual modo mal distribuídas no mundo, havendo, assim, regiões que abrigam um grande número de pessoas e, ao mesmo tempo, não apresentam uma disponibilidade de água para suprir suas necessidades."

O São Francisco é um rio perene, ou seja, é um rio que possui fluxo normalmente constante e estável ao longo de todo o ano. Sendo assim, ele não seca, independentemente do período de estiagem.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estresse-hidrico.htm

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo