No Brasil, a opção em discutir a abolição da escravatura, p...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Ao passo que aumentava a indignação da população baiana com uma sociedade injusta e desigual, chegava notícias sobre lutas de independência e pensamentos liberais ocorridos em outros lugares."
Revolução Haitiana, mobilização de um levante armado de negros escravizados, liderados por Toussaint Louverture, filho de escravos domésticos, contra colonizadores franceses no Haiti no ano de 1791 a 1804. O movimento possibilitou que o país se tornasse uma República liderada por ascendentes negros.
Fonte: Alfacon
No Haiti mataram todos os brancos (franceses) para conseguir a independência. ATUALMENTE o Haiti é o país mais pobre da América e um dos mais pobres do mundo, segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
A revolução que a galera da elite ficou com medo que ocorressem a mesma que no Haiti foi a Revolução dos Malês
- 1835, Pessoas de origem muçulmana
- Elite com muito medo
- Objetivo: acabar com a escravidão
@Renan Silva isso se deve a vários fatores, mas o principal é o bloqueio internacional contra o Haiti.
Gabarito A
As elites coloniais tinham medo de que uma nova revolução como a do Haiti pudesse surgir em outros territórios coloniais. Elas temiam que isso pudesse afetar o enriquecimento dos senhores e das metrópoles.
A Revolução Haitiana foi um movimento de luta pela independência e pela libertação dos escravizados negros na colônia francesa de São Domingo. A revolução começou em 22 de agosto de 1791 e resultou na independência do Haiti em 1º de janeiro de 1804.
CFOPMBA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo