Calcula-se que, entre 1869 e 1900, 300.902 pessoas deixaram...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2020 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392751 História e Geografia de Estados e Municípios
Calcula-se que, entre 1869 e 1900, 300.902 pessoas deixaram o Ceará por causa das secas. A maior parte desse contingente de migrantes se deslocou para:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a Grande Seca(1877/78/79) interfere na agricultura do algodão. Fortaleza foi invadida pelas vítimas da estiagem e uma grande parte da população cearense emigra para a Amazônia contribuindo, assim, para o boom do primeiro Ciclo da Borracha. E a partir desta seca o Ceará passa a ser fator de atenção dentro da política nacional.

Ano 1940:

O Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia - SEMTA, foi criado e teve sua sede em Fortaleza. Este realizou uma forte propaganda governamental a qual estimulava os sertanejos a migrar para a Amazônia, onde estes tornariam-se os Soldados da Borracha do Exército da Borracha, isto é, explorariam o látex das seringueiras. Milhares de cearenses emigraram para o Norte, muitos dos quais morreram. Porém, estas mortes não foram em vão, já que, graças aos soldados da borracha e sua mais-valia, os Estados Unidos e Aliados puderam combater os exércitos do Eixo sem os seringais da Ásia para abastecê-los.

GABARITO D.

Os Cearenses migram para a Amazônia, com apoio do Governo, intitulando-se os Soldados da borracha.

D- gabarito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo