A charge abaixo, publicada em 11 de agosto de 1945 nas págin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2020 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392759 História
A charge abaixo, publicada em 11 de agosto de 1945 nas páginas da revista Careta, ironiza a:
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: GAWRYSZEWSKI, Alberto. Getúlio Vargas: um estudo comparativo entre a revista ilustrada “Careta” e a imprensa comunista (1945-1954). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 20, 2017 Universidade do Estado de Santa Catarina.)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Considerando a ironia retratada na charge, que remonta aos estágios finais da Era Vargas (1930-1945), com foco particular na ditadura do Estado Novo (1937-1945), vamos escolher a alternativa correta:


A) Incorreta – A relação entre a charge e uma eventual decadência da forma presidencialista de governo não é evidente. Em vez disso, a charge ironiza uma situação específica que marca os períodos finais da Era Vargas.


B) Correta – Os "queremistas" remetem a um movimento histórico de cunho político que surgiu em abril de 1945, com a finalidade de apoiar a permanência de Getúlio Vargas na presidência da república. Essa expressão teve origem no slogan utilizado pelo movimento, "Nós Queremos Getúlio". No entanto, a charge ironiza a dualidade da situação: enquanto alguns “querem" a permanência de Vargas, outros “querem" necessidades básicas como comida e moradia, destacando assim as dificuldades enfrentadas pela população na época. A declaração de Vargas, "Eu não digo que todo mundo é do 'queremos'?", sugere uma associação da situação com um suposto apoio a si mesmo, quando na realidade as pessoas estão protestando contra as condições sociais precárias.


C) Incorreta – A charge não está ironizando os movimentos sociais que eram contra o governo, mas sim evidenciando a postura irônica de Vargas, que parece ignorar os problemas enfrentados pela sociedade.


D) Incorreta – Não há menção na charge à supressão dos programas assistenciais pelo Executivo. A ênfase está na atitude de Getúlio Vargas diante das demandas populares.


E) Incorreta – A fundação do Partido Trabalhista Brasileiro não é abordada na charge. O foco está na atitude do presidente diante dos protestos e não em suas ações políticas específicas.


Gabarito – Letra B


Referência:


Queler, Jefferson José. "OS SENTIDOS DO QUEREMISMO: disputas políticas em torno do conceito na redemocratização de 1945." História (São Paulo) 35 (2016).


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B.

Queremismo é uma expressão relacionada a um movimento histórico de cunho político surgido em abril de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da república. A expressão se originou do slogan utilizado pelo movimento "Nós Queremos Getúlio"

Fonte: Wikipedia

Faz referencia ao querimismo, onde o povo queria GV no poder, porque eles tinham todas essas regalias, não é à toa que foi conhecido como pai dos pobres.

LETRA B

APMBB

"Nas eleições presidenciais marcadas para 02 de dezembro de 1945, concorreriam 3 candidatos: o general Eurico Dutra (pelo PSD e PTB), que contava com o apoio de Vargas, o brigadeiro Eduardo Gomes (UDN) e o engenheiro Yedo Fiúza (PCB). Ao longo da campanha, Vargas se mostrava contraditório. Aparentava apoiar Eurico Dutra, mas estimulava um movimento popular que defendia sua permanência no poder, conhecido como queremismo, sob o lema “Nós queremos Getúlio!”. Esse movimento era apoiado por membros do PTB e do PCB, mas não obteve o seu objetivo."

fonte: PDF estratégia concursos

(B)

"queremos Vargas no poder."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo