A respeito da temática da violência nos contos de Sagarana, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857035 Literatura
A respeito da temática da violência nos contos de Sagarana, de Guimarães Rosa, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para os não assinantes, alternativa correta letra B.

Quer aprender mais sobre literatura? Siga no Instagram

@thecaobrasliterarias

Em “Minha gente”, o narrador vai visitar o tio numa região rural e acaba testemunhando um assassinat0 a foice que tem motivação política, ligado ao envolvimento da família com a disputa eleitoral que está em curso na região.

  • O doutor vai pescar com Bento Porfírio que revela ter uma amante, de-Lourdes (esposa de Alexandre). Numa das pescarias, o marido da de-Lourdes mata Bento com uma foice. Quando o narrador conta o ass4ssinato a seu tio, vemos como a política é maquiavélica, porque tio Emílio não se compadece pela situação, apenas fica preocupado porque já perdeu um voto.

 

 

Em “O burrinh0 pedrês”, um dos vaqueiros que saem de manhã para conduzir a boiada do fazendeiro Major Saulo até a cidade para embarcar no trem de carga planeja a m0rt3 de um companheiro por ciúm3 de uma moça, mas só ex3cut4 o crim3 à noite, na volta para a fazenda.

  • O Major e seus vaqueiros saem com os bois escolhidos. Como não havia cavalo para todos, Sete-de-Ouros é escalado para viajar, embora nenhum vaqueiro queira m0ntar nele para não ser visto em cima de um burr0. A força da água separa o grupo que iniciou a travessia. Oito vaqueiros fal3cem na travessia, o burrinh0 teve mais sorte, por nadar com calma, e atravessa o rio com Badú, sendo que Francolim consegue se ag4rrar ao rab0 desse animal e assim sobreviver.

 

 

Em “A hora e vez de Augusto Matraga”, o protagonista é um homem violent0 que acaba ele próprio sendo vítim4 de uma tentativa de h0micídi0 à qual sobrevive; esse acontecimento o leva a uma mudança radical e ele abre mão definitivamente de seu comportamento vi0lento.

  • Mimita, sua filha, foi seduzida e foi levada por um homem, Matraga foi tomado pela tristeza e em seguida passou a trabalhar menos e voltou a fumar. Passou um tempo, Augusto voltou a sentir desejo por mulheres e decidiu ir embora. Houve um tir0tei0 entre Augusto e os homens do bando, três deles foram m0rtos e outros três fugiram. Quando acabaram as balas, Joãozinho e Augusto partiram para a lut4 física, Bem-Bem não queria mat4r o amigo, mas esse o esfaque0u.

 

 

Em “Corpo fechado”, citam-se casos de vários valentões de uma pequena cidade, mas o tom é de humor e a violência não é diretamente encenada, já que o personagem principal é um rapaz que não tem medo dos valentões, porque desde pequeno tem o corpo fechado por um feiticeiro.

  • Doutor e Manuel conversavam sobre os valentões da região de Laginha e o que ocorreu com eles, apenas Targino ainda “atuava” na região. Manuel Fulô afirma não ter medo dos valentões, mas até ter sido amigo de um. Targino, o valentão, que fala para Fulô que gostou da noiva dele e iria visitá-la no dia seguinte. Antônio curandeiro aparece na casa do médico, conversa em particular com Manuel, requisita alguns materiais e fecha o corpo dele. O valentão disparou cinco vezes e, em seguida, Manuel pulou nele e o esfaque0u.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo