Os solos são produto de um longo processo de decomposição da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857047 Geografia
Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema os problemas ambientais do solo em razão da ocupação humana e o seu excessivo uso. 

Na questão a ênfase é o problema da salinização, na qual o candidato precisa assinalar a alternativa que melhor explica a causa da ocorrência desse problema.

Sendo assim, vamos analisar as alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois a compactação do solo consiste no aumento da densidade do solo e na redução da sua porosidade, a partir do pisoteio do gado e da massiva utilização de máquinas agrícolas. Como consequência da compactação podemos citar a perda de produtividade agrícola, a falta de absorção de nutrientes por parte das plantas e a diminuição da quantidade de oxigênio. Portanto, a compactação não causa a salinização.
Letra B - Incorreta, pois o aumento do emprego de fertilizantes a base de nitrogênio no solo intensifica o fenômeno de Eutrofização. Quando lançados nas lavouras, esses fertilizantes são arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais de água. Quando esses compostos presentes nos fertilizantes se encontram nas águas, elas aumentam a população de algas e plantas, o que evidencia o excesso de nutrientes em um corpo de água.
Letra C - Correta, pois a salinização do solo ocorre quando há o excesso de irrigação em regiões áridas e semiáridas. Os recursos hídricos utilizados na irrigação possuem uma elevada quantidade de sais minerais, que de certo modo, são importantes para o solo e para o consumo humano. Entretanto, nessas áreas citadas, onde temos uma elevada temperatura, o índice de evaporação é muito elevado, em que a água passa rapidamente para o estado gasoso. Mas como os sais presentes na água não evaporam, eles ficam acumulados nos solos, causando esse problema da salinização.
Letra D - Incorreta, pois o desmatamento das matas ciliares deixam os rios desprotegidos, fazendo com que as chuvas levam sedimentos para o fundo das águas. Isso faz com que os rios fiquem assoreados, diminuindo a profundidade do mesmo, a largura do curso d´água, que se intensificando pode levar ao desaparecimento do rio.
Letra E - Incorreta, pois as queimadas levam a remoção da vegetação, que deixam os solos desprotegido e susceptíveis a sofrer com a erosão hídrica. Isso leva a formação de voçorocas, a desertificação do solo e a falta de nutrientes do mesmo.
Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A água da chuva é praticamente isenta de sais, por essa razão não ocorre salinização em locais com alta média de precipitações. Já a irrigação utiliza água disponíveis na superfície (água doce) ou no subsolo (normalmente salobra). Ocorre que essas classes de água contêm sais, sendo que a cada irrigação esses sais vão se acumulando no solo até chegar a um ponto de salinização.

Como ocorre a salinização dos solos? Basta pensar que, pela chuva isso não é possível. Logo, os solos são irrigados = com sais minerais, excessivamente = salinização.

a - a compactação seria mais infertilidade do solo que a salinização. b -Fertilizantes á base de nitrogênio é bom para fertilidade do solo( boa assimilação das plantas ). c - a irrigação geraria o acumulo de sais no solo e contribui para ocorrer a salinização. d - as matas ciliares desmatadas geraria mais o assoreamento do rio. e - as queimadas seria mais aumento do CO2 e poluição e não é a causa da salinização. Eu pensei assim

Naturalmente, os recursos hídricos (exceto as águas das chuvas) possuem uma certa quantidade de sais minerais presentes na forma de diferentes íons. Quando o índice de evaporação é muito elevado, a água passa para o estado gasoso, enquanto os sais minerais não, provocando o seu acúmulo excessivo nos solos e causa o problema da salinização.

Em regiões de climas árido ou semiárido, essa ocorrência é muito comum, pois além da taxa de evaporação ser muito elevada, há pouca quantidade de chuvas que teriam a função de “lavar” os solos e diminuir a concentração de sais. Não por acaso, as taxas de desertificação são acentuadas em regiões com esse tipo climático.

A adoção de métodos incorretos nas práticas agrícolas é a principal causa para a salinização dos solos. Geralmente, utiliza-se o método de irrigação, através do desvio ou adaptação de um curso d'água, para abastecer uma determinada lavoura. No entanto, quando a quantidade de água utilizada é muito alta e não há um controle da salinidade, o processo pode intensificar-se ao longo do tempo até que o solo se torne completamente improdutivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo