No clima dos grandes centros urbanos, os enormes edifícios, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857050 Geografia
No clima dos grandes centros urbanos, os enormes edifícios, as vastas áreas impermeabilizadas, o asfaltamento de ruas e avenidas e a redução das áreas verdes ocasionam a elevação das médias térmicas de tal modo que a área central é mais quente que as áreas mais afastadas, como as periferias urbanas e as áreas rurais vizinhas. A denominação atribuída a esse fenômeno é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema problemas ambientais e suas consequências. Na pergunta elaborada, existe um enunciado que descreve um desses problemas, no qual o candidato precisa identificar qual fenômeno climático se encaixa com a descrição acima.

Citado o que se pede na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois inversão térmica é um fenômeno climático consiste na retenção do ar frio que fica próximo a superfície, que é sobreposto por uma camada de ar quente causada pela intensa poluição do ar. É um problema climático que ocorre, em maior frequência, em grandes centros urbanos, e que pode causar o aumento de doenças respiratórias, irritação nos olhos e na pele e a redução da qualidade do ar.
Letra B - Incorreta, pois o efeito estufa é um fenômeno climático natural que consiste em uma camada de gases que envolve o Planeta, sendo responsável por reter energia solar na superfície terrestre, possibilitando uma temperatura favorável para a manutenção da vida animal no Planeta.
Letra C - Incorreta, pois o domo de calor é um fenômeno climático causado pela retenção de ar quente oriundo do oceano pela atmosfera, como se fosse uma tampa. Essa retenção, causada por uma onda de ar quente de alta pressão, provoca ondas de calor extremas nas localidades onde ocorre o problema ambiental, podendo chegar a temperaturas acima dos 40°C.
Letra D - Incorreta, pois smog é um termo definido para descrever a grande acumulação de poluição do ar nas cidades, em que a grande quantidade de gases emitidos à atmosfera forma uma grande neblina de fumaça no ar bem próxima à superfície terrestre. 
Letra E - Correta, pois o fenômeno da ilha de calor ocorre quando há a grande impermeabilização do solo nas cidades com a construção de asfaltos, prédios e casas. Com isso, o material utilizado nessas construções (o concreto), retém uma maior quantidade de calor emitido na superfície, causando um grande aumento na temperatura. Geralmente, esse fenômeno acontece em áreas mais verticalizadas, onde há uma maior concentração de prédios, edifícios e construções civis, ocasionando em uma grande considerável diferença na temperatura em diferentes áreas dentro da mesma cidade. Como a definição se assemelha com as características do enunciado, a Letra E se constitui como gabarito da questão.

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

INVERSÃO TÉRMICA é um fenômeno atmosférico de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite planetária, a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km. 

EFEITO ESTUFA é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera

DOMO OU CÚPULA DE CALOR é causado quando a atmosfera retém o ar quente do oceano, como se fosse uma tampa.

SMOG é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas cidades que forma uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície.

ILHA DE CALOR é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo