Existem, atualmente, pelo menos oito tipos de vacinas sendo ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
vacina nao tem anticorpo pronto, ela induz a produção.
Vírus inativado está inativado, logo, não consegue se replicar.
O vírus inativado, componente da vacina, é um antígeno capaz de estimular o sistema imune a produzir anticorpos, porém sem causar doença.
A principal diferença é: as vacinas que contêm bactérias ou vírus atenuados possuem agentes infecciosos vivos, mas extremamente enfraquecidos. Já as vacinas de bactérias ou vírus inativados, contêm bactéria ou vírus morto, modificado ou apenas partículas deles.
Os inativados são utilizados na composição de vacinas que contêm partes desses agentes, ou a bactéria, ou o vírus inteiro, mas morto (inativado). Essas vacinas são incapazes de causar a doença que previnem, mas estimulam o sistema imunológico a produzir células e anticorpos específicos que protegerão a pessoa vacinada.
Os atenuados são agentes infecciosos vivos, porém enfraquecidos, mesmo que a bactéria ou o vírus estejam vivos, eles não causam doença em pessoas. Por serem compostas por vírus vivo, vacinas como caxumba, poliomielite oral (VOP), rubéola, sarampo e varicela, não são indicadas para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Outra vacina comporta por bactérias atenuadas é a BCG.
Anticorpos/imunoglobulinas são proteínas do soro sanguíneo segregadas pelos linfócitos B em reação à entrada no organismo de uma substância estranha (antígeno). Em outras palavras, são proteínas responsáveis por alertar e defender o organismo, quando existe um agente causador de doenças no corpo, como vírus, bactérias, etc.
Antígeno são moléculas que podem se ligar a anticorpos, levando a uma reação imune.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo