Considere o seguinte texto: Não vos deixeis enganar! É voss...
Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme onde quer que seja no mar do vir-a-ser e perecer. Usais nomes das coisas, como se estas tivessem uma duração fixa: mas mesmo o rio, em que entrais pela segunda vez, não é o mesmo da primeira vez.
(HERÁCLITO DE ÉFESO. Coleção Os Pensadores. Vol. I. São Paulo: Victor Civita, 1973, p. 109.)
Com base no texto e no conhecimento sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, considere as seguintes afirmativas: 1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas. 2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens. 3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram. 4. O vir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Heráclito, Arché do Fogo = tudo flui, constante mudança
Parmênides, Arché da Água = Imutável, Único
Verdadeiro - Heráclito é conhecido por afirmar que tudo está em constante transformação. A ideia de que não existem realidades fixas é um dos pilares do seu pensamento.
Verdadeiro - Heráclito expressou a ideia de que os sentidos (olhos e ouvidos) podem enganar as pessoas, pois a percepção pode não refletir a verdadeira natureza da realidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo