Considere o seguinte excerto: Em Raízes do Brasil, Sérgio B...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1857080 Sociologia
Considere o seguinte excerto:
Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do “homem cordial”. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra “cordial” na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do “homem cordial” ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros.
(O’DONNEL, Júlia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.)
A partir da reflexão acima, é correto afirmar que para Sérgio Buarque de Holanda a “cordialidade” designa:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O papel da burocracia é manter a impessoalidade, por isso que é avesso a ela, já que para Sérgio Buarque, o homem cordial é personalista (preocupa-se com ele/pessoalismo). Exemplo clássico: ao invés de esperar na fila do banco, vc conhece alguém responsável por ela e passa na frente de todos.

Segundo a I.A.:

No livro Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda apresenta a ideia do "homem cordial" como uma característica fundamental da sociedade brasileira. No entanto, o termo "cordial" não se refere à gentileza ou afabilidade no sentido comum da palavra. Para o autor, a cordialidade brasileira está relacionada ao personalismo, ou seja, à prevalência das relações pessoais sobre as regras e normas impessoais.

  • O "homem cordial" age a partir das emoções, dos laços familiares e pessoais, e tem uma aversão ao formalismo das instituições burocráticas e legais.
  • Essa característica resulta em uma sociedade em que as relações pessoais são mais valorizadas que o respeito às leis impessoais e ao formalismo burocrático, dificultando a consolidação de instituições públicas imparciais e modernas.

D) o personalismo e a aversão ao formalismo da burocracia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo