Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa CORRETA.Fig...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF Sudeste - MG Órgão: IF Sudeste - MG Prova: IF Sudeste - MG - 2018 - IF Sudeste - MG - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1273161 História

Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

Imagem associada para resolução da questão

Figura 1. A verdade eleitoral. A moralidade política não permitirá que a verdade saia nua das urnas.

K. Lixto. D. Quixote, 20/02/1918.

Disponível em: < https://pt.slideshare.net/jaugustoss/repblica-oligrquica-25326282 >. Acesso em: 25 mar. 2018

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a charge proposta pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Essa alternativa está errada porque a Comissão da Verdade foi instituída para investigar violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar, e não fraudes eleitorais. Além disso, a charge é de 1918, muito antes do período da ditadura militar (1964-1985).


B) Incorreta – Essa alternativa está incorreta pois, como dito anteriormente, a charge é de 1918, enquanto a censura mencionada aqui se refere ao regime militar brasileiro, que aconteceu décadas depois (1964-1985). Além do mais, a censura em si não é o tema central da charge.


C) Incorreta – Essa alternativa está incorreta porque a Comissão Verificadora das eleições existia para verificar os resultados eleitorais e validar as eleições, e não, especificamente, para impedir a eleição de mulheres. O foco da charge é a fraude eleitoral, não a proibição da participação feminina em cargos públicos.


D) Correta – A charge utiliza uma metáfora visual em que a "verdade" representada pela jovem nua tenta sair das "eleições", mas a "política", representada pela senhora à direita, a cobre com "fraude". Isso faz alusão direta às manipulações eleitorais do período da Primeira República do Brasil (1889-1930), onde os resultados verdadeiros eram frequentemente alterados pelas elites que dominavam o cenário político, impedindo que houvesse transparência nas urnas.


E) Incorreta – Essa alternativa está incorreta porque a monarquia brasileira foi derrubada em 1889 com a Proclamação da República, e a charge de 1918 já se refere a um contexto republicano, marcado por fraudes eleitorais. Logo, não há conexão com uma suposta tentativa da monarquia de impedir a República.


Gabarito – Letra D


Referência:


Ricci, Paolo, and Jaqueline Porto Zulini. "Partidos, competição política e fraude eleitoral: a tônica das eleições na Primeira República." Dados 57 (2014): 443-479.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo