(Biganti (O Estado de S.Paulo, 08.03.1964) apud Rodrigo Patt...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2014 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335284 História

Imagem associada para resolução da questão


(Biganti (O Estado de S.Paulo, 08.03.1964) apud Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.)

A caricatura apresenta o presidente João Goulart,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a caricatura de João Goulart proposta pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Na realidade, a caricatura é crítica; e não mostra uma liderança incontestável ou projetos claros; pelo contrário, indica a falta de consistência em suas propostas políticas.


B) Incorreta - Embora a caricatura inclua um discurso para militares, ela não destaca um foco exclusivo nos problemas militares ou uma desconsideração das questões sociais (observe que existe também um discurso para os operários e um para os homens do campo). A crítica é mais ampla, focando na falta de clareza e nas adaptações de discursos para diferentes públicos.


C) Correta - A caricatura mostra João Goulart em frente a um armário com vários discursos pré-definidos para diferentes grupos sociais (industriais, operários, militares, e homens do campo), o que sugere que ele não possuía uma posição clara ou definida e que adaptava seu discurso conforme o público. Isso transmite uma imagem de oportunismo político, onde o líder tenta agradar a todos sem um plano ou proposta concreta.


D) Incorreta – Apesar de a alternativa se aproximar da crítica feita pela caricatura, ela não enfatiza o tom negativo. A questão sugere que Goulart se adapta a todos os públicos, o que pode parecer uma qualidade, mas a caricatura mostra isso de maneira crítica, indicando falta de firmeza e clareza política.


E) Incorreta – Essa alternativa está completamente fora de sintonia com a mensagem da caricatura. A imagem sugere exatamente o oposto: a falta de um posicionamento político claro e uma tendência a se adaptar às expectativas de diferentes grupos, indicando indecisão e falta de convicção.


Gabarito – Letra C


Referência:


Ferreira, Jorge. João Goulart: uma biografia. São Paulo: Editora José Olympio, 2015.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Jango queria jogar de todos os lados mas não tinha essa habilidade e somando-se a isso a questão da guerra fria também complicou sua situação no governo por te tendenciado ao lado dos comunistas.

por que não poderia ser a letra D? essa parte da C "carente de propostas políticas definidas" me deixou na dúvida já que a charge mostra que tem várias propostas definidas, só que para várias esferas da sociedade, ou seja, seria uma espécie de "isentão", o que me levou a letra D. Alguém poderia me ajudar?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo