TEXTO I Reflexão sobre a produção cinematográfica O filme ...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2023 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2023 - UFGD - Vestibular - Ingresso em 2024 |
Q3249060 Não definido
TEXTO I
Reflexão sobre a produção cinematográfica
O filme A família Bélier, de Eric Lartigau, conta o cotidiano e o trabalho no campo de uma família francesa surda e sua relação com o mundo ouvinte. [...] Pensando sobre as questões abordadas no filme e minha experiência no campo da surdez, acredito que mais do que abordar a existência de dois mundos diferentes e a problemática da comunicação entre eles, o filme nos fala sobre partidas e rupturas que acontecem ao longo da vida e a posição do sujeito diante delas. Apesar de falar também sobre as dificuldades dos surdos em um mundo ouvinte, Lartigau não explora o lado do sofrimento e da tragédia que pode ser a surdez. Ele vai além e nos apresenta a problemática das relações entre pais e filhos, independentemente da existência da surdez. A cultura e o jeito sincero e muito direto dos surdos é divertida, sacudindo e sensibilizando o espectador [...]. O que ficou claro para mim, uma vez mais, é que mesmo na ausência de audição e de oralidade, o registro simbólico está presente no mundo/cultura surda e que os surdos se constituem como sujeitos falantes, sofrendo efeitos da fala, oral ou gestual, do Outro, fazendo escolhas e tendo que se haver com as consequências destas escolhas. 
Disponível em: https://www.pucsp.br/linguagem-e-subjetividade/coluna-o-filme-familia-belier-e-psicanalise. Acesso em: 29 maio 2023.

TEXTO II
Captura_de tela 2025-03-19 112805.png (844×617)
Tendo como aporte os dois textos de apoio sobre o filme A família Bélier (2014), com direção de Eric Lartigau, assinale a alternativa correta a respeito do dilema enfrentado pela protagonista Paula. 
Alternativas