Analise as proposições em relação à obra Vitoria Valentina, ...
TEXTO 4
A PARTE BOA ERA LU.
TENTOU ESCOLA.
DOIS DIAS.
NO TERCEIRO,
SE JOGOU NO CHÃO.
NEM ARRASTADO.
JÁ NÃO FALAVA,
DESCONFIARAM:
ELE ESTAVA COM
ALGUM PROBLEMA.
SÓ PODIA SER A MÃE.
FUGIU DALI.
ISSO DÁ PROBLEMA,
MÃE FUGIR.
TODO MUNDO ACHA.
PROBLEMA CERTO.
CLARO QUE É.
MAS TINHA MAIS.
LU PODIA NÃO FALAR,
MAS COMPUTAVA.
E A MÃE LEVOU O NOTE.
ESTÁ CERTO.
RUIM, MÃE IR.
MAS LU POUCO A VIA.
ERA CHEGADA
A UMA BALADA.
ALI, NO MEIO DO NADA.
QUEM CUIDAVA DELE
ERA O PAI.
SEMPRE FOI.
SEM A MÃE, FOI RUIM.
SEM O NOTE, FOI PIOR.
DAÍ QUEREREM
UMA BABÁ.
PRESENÇA FEMININA.
PODIA AJUDAR.
E CHAMARAM CARLA.
VIGNA, Elvira. Vitória Valentina.1ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
I. A obra de Elvira, além de apresentar uma linguagem gráfica, que se enquadra como contemporânea, também pontua a denúncia social o que caracteriza o romance social, bastante desenvolvido na segunda fase da estética Moderna. II. A leitura da obra leva o leitor a inferir um afastamento da escrita clássica, convencional, aproximando-se mais da oralidade, primando pela língua popular e até mesmo pelo uso de gírias. III. Da leitura do romance gráfico de Elvira infere-se, entre outras, três marcantes características do Modernismo: rejeição das normas estéticas consagradas, proposta de inovações linguísticas, incorporação do cotidiano. IV. A leitura da obra leva o leitor a inferir que a liberdade da autora, quanto à pontuação das frases no decorrer do romance, bem como a sobreposição de frases caracterizam a polifonia. V. A obra é pontuada por expressões coloquiais que constituem infrações à gramática normativa, em relação à ortografia, o que fere um dos objetivos da nova proposta da corrente modernista, este coloquialismo reflete o rompimento da linguagem literária tradicional.
Assinale a alternativa correta.