Durante muito tempo, os doentes eram tratados, princip...
Durante muito tempo, os doentes eram tratados, principalmente, com remédios populares. Nas terras não cristãs, os homens e as mulheres que aplicavam esses tratamentos eram considerados feiticeiros e feiticeiras. Nas terras cristãs, a feitiçaria era proibida, mas havia “curandeiros” cristãos a quem Deus havia dado um saber. As pessoas mais ricas (senhores e burgueses) eram quase sempre tratadas por médicos judeus, pois os judeus possuíam conhecimentos de medicina vindos da Antiguidade.
(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007. Adaptado.)
Ao tratar das doenças e dos tratamentos médicos na Idade
Média, o texto
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Autor: Eulália Ferreira, Ex-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ), de Conhecimentos Gerais, Atualidades, História, Relações Internacionais
A) INCORRETO- Havia um universo religioso teoricamente uniforme por conta da pressão da Igreja Católica mas, judeus e muçulmanos eram presentes nas comunidades da Europa, o que está vinculado à práticas médicas diferentes.
B) INCORRETO- Ao contrário do que apresentado, as ciências médicas tiveram pouco avanço na Europa Ocidental medieval por conta das limitações impostas pela Igreja católica. Era proibido, por exemplo, a dissecação de cadáveres. Os estudos de anatomia humana eram feitos em porcos, considerados com fisiologia semelhante aos humanos.
C) INCORRETO- A medicina popular era considerada, muitas vezes, bruxaria. Muitas vezes tratamentos de medicina dita popular, se aplicados - via de regra de forma secreta - entre membros de grupos sociais abastados, também poderiam ser caros.
D) INCORRETO- A inquisição em muito atrapalhou avanços da medicina por conta da perseguição a judeus e “bruxas" mas, não pode ser considerada responsável por um suposto “declínio" de tratamentos.
E) CORRETO- Medicina, crenças religiosas e posição social estavam ligados de forma inseparável durante a medievalidade europeia. Havia as práticas cristãs, as judaicas e as islâmicas, aplicadas de forma diferente em cada grupo social.
Gabarito do professor: Letra E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo