Considerando a espacialização da H1N1 e as características ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338649 Conhecimentos Gerais
Considerando a espacialização da H1N1 e as características do período em que essa pandemia ocorreu, depreende-se do mapa que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em 2019 completou-se o décimo ano após a epidemia de H1N1 quem apesar de ter-se alastrado por todo o globo, não teve a mesma letalidade do atual covid 19. Em abril de 2009 a Organização Mundial da Saúde declarava pandemia de gripe A H1N1 mundial, na época ainda conhecida como gripe suína. O surto global caracterizou-se por uma variante de gripe suína cujos primeiros casos ocorreram no México, em meados do mês de março de 2009. 
Em maio de 2009 a doença chegou ao Brasil. Foram a princípio 20 casos da doença nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Em pouco mais de um mês da pandemia, no final de junho, 627 pessoas em todo o país estavam contaminadas com o vírus. A primeira morte aconteceu no Rio Grande do Sul. 
A ação imediata do governo brasileiro foi a de estabelecer barreira sanitária em aeroportos e portos. Para a contenção do surto da doença foi intensificada a campanha de vacinação contra gripe e ampliada do conceito de grupos prioritários para vacinação. A questão apresenta um mapa da difusão da pandemia. Para a resposta correta da questão é preciso uma observação cuidadosa das cores e da legenda. 
Entre as alternativas está posta uma observação correta a ser feita a partir da análise do mapa. 
A) INCORRETA- As barreiras sanitárias ajudaram ao combate à pandemia em todos os países onde foram implantadas. E não apenas em regiões desenvolvidas. 
B) CORRETA- A disseminação do vírus foi rápida em função das conexões entre todas as regiões do mundo através de vôos . Turismo e negócios ligam o mundo. 
C) INCORRETA- O vírus H1N1 não se espalha por conta de condições precárias de trabalho e sim por contato direto com o transmissor através de mãos, espirros e tosse. 
D) INCORRETA- Não se encontrou uma relação entre a questão climática e a expansão do vírus. 
E) INCORRETA- O vírus espalhou-se independentemente de nível sócio econômico. O combate e a vacinação, no entanto, podem ter sido influenciados por este fator.

Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo