O escravismo parece não ter possuído grande significação du...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2016 - UNICENTRO - Vestibular - PAC - 1ª Etapa |
Q1798877 História
O escravismo parece não ter possuído grande significação durante a monarquia, só adquirindo importância com a expansão territorial romana. Na verdade, durante a monarquia surgiram condições para sua instalação, tendo o escravismo se transformado, logo a seguir, no modo de produção predominante, em detrimento de todas as outras formas de trabalho produtivo. (VICENTINO, 1994, p. 36).
A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o escravismo na Roma Clássica, é correto afirmar:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

sempre fui intrigado em descobrir a "origem da escravidão"! quando passei a estudar história mais afundo, percebi 2 tipos de escravidão (não levando em conta a servidão da mesopotâmia), a escravidão romana que não era racial, mas sim um prova de conquista! os vencedores escravizavam os vencidos (era a lógica da época); foi portugual que transformou a escravidão em comércio e por sinal muito lucrativo e a escravidão portuguesa não era sinal de Vitória mas sim de subjugação de "uma cor inferior", pensamento que vai ser ratificado pela igreja ao afirmar que o negro não possuía alma! foi mal, eu me empolguei! adoro história kkkkkkk rumo ao CFO 2022

Pra quem ficou na dúvida nos outros itens:

A) Escravos africanos estão relacionados a mercantilização da escravidão, em séculos mais recentes. Basta lembrar-se da comércio negreiro feito pelos portugueses e afins. Outro ponto a se lembrar é que Roma travava muitas guerras e à época os escravos eram normalmente advindos de perdedores de guerras.

C) Muito pelo contrário ao que é dito no item os romanos não conseguiram impedir que revoltas surgissem, inclusive, quando o número de escravos estava se tornando maior que o número de cidadãos. Houveram muitas crises escravistas na Roma antiga como a revolta dos escravos espartanos ocorrida em 104 a.c e a revolta de spartacus que ocorreu entre 73 e 71 a.c.

D) Não houve inteiramente uma libertação da escravidão como dito no item. Houveram, é claro, condições para alguns escravos serem libertos. Entretanto, nada de uma libertação geral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo