Leia a tirinha.A tirinha ilustra, de forma humorada, uma clá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: EINSTEIN Prova: VUNESP - 2019 - EINSTEIN - Vestibular 2020 - Prova 1 |
Q1338656 Biologia

Leia a tirinha.

Imagem associada para resolução da questão

A tirinha ilustra, de forma humorada, uma clássica interação interespecífica entre certas espécies de aves e crocodilos. Esse mesmo tipo de interação ecológica ocorre entre

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão mostra uma tirinha e um comportamento cooperativo entre a ave e o crocodilo, representando uma interação interespecífica (entre espécies diferentes) onde não há prejuízo para nenhuma das partes, sendo classificada como interação harmônica. 
As relações ecológicas são todas as interações que ocorrem entre organismos de mesma espécie (intraespecíficas) ou entre organismos de espécies diferentes (interespecíficas). Essas relações podem ser benéficas para os organismos que interagem entre si, ou apenas para um, causando ou não algum prejuízo para o outro organismo da relação. As relações em que não resultam em prejuízo para nenhum dos lados são chamadas de harmônicas, enquanto que as que podem prejudicar pelo menos um dos lados são chamadas de desarmônicas. As relações intraespecíficas são: colônia, sociedade, canibalismo e competição. As relações interespecíficas são: comensalismo, mutualismo (inquilinismo e protocooperação), amensalismo, parasitismo, predatismo e competição. Na questão, há uma colaboração mútua entre a ave que se alimenta dos restos de alimentos, e do crocodilo,   que se beneficia da limpeza de seus dentes. Essa relação é chamada de mutualismo facultativo, ou cooperação. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


Esse mesmo tipo (protocooperação) de interação ecológica ocorre entre:
a) a pomba e os piolhos. Entre os piolhos e a pomba ocorre uma relação desarmônica, o parasitismo. Incorreta.
b) a anêmona-do-mar e o caranguejo-eremita. O caranguejo transporta a anêmona, enquanto a anêmona confere proteção ao caranguejo. CORRETA.
c) o cupim e os protozoários que produzem celulase. Essa relação beneficia os dois lados, porém não é  chamada de facultativa, e sim obrigatória, pois um depende do outro para sobreviver. Incorreta.
d) o veado e o lobo. O lobo caça o veado para se alimentar, ocorrendo uma relação de predatismo. Incorreta
e) o rato e a águia. Entre o rato e a águia, ocorre a relação de predatismo, pois a águia caça e se alimenta de ratos. Incorreta.

Gabarito do professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quem, em sã consciência, sabe da relação entre anêmona-do-mar e esse caranguejo aí?

Protocooperação ou mutualismo facultativo é o nome dado à relação ecológica em que duas espécies se associam e garantem para si benefícios, mas que apesar da troca de benefícios, não requerem a presença permanente uma da outra. Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é interespecífica. Um clássico exemplo desta relação é o caso dos crustáceos do gênero Pagurus, conhecidos como caranguejos-eremita, e algumas espécies de anêmonas-do-mar. Fonte: InfoEscola

Dá para responder eliminando as alternativas:

A) Entre piolhos e pombas ocorrem uma relação de parasitismo. 

C) Essa relação auxilia e beneficia os dois indivíduos, mas ela é obrigatória, diferente da relação da ave e do jacaré da figura.

D) É uma relação de presa e predador kkkk.

E) Predatismo também...

Eu não sabia da relação exata desse caranguejo e dessa anêmona também, mas eliminando as alternativas dá para responder tranquilo.

O CARANGUEIJO LOCOMOVE A ANEMONA E A ANEMONA DA PROTEÇÃO AO CAARANGUEIRO, RELAÇÃO CLASSICA! TEM Q SABER

Anêmona do mar e Caranguejo Bernardo – eremita (paguro): O caranguejo paguro-eremita também conhecido como Bernardo – eremita, tem o hábito de viver em uma concha de caramujo vazia, onde geralmente estão fixadas as anêmonas do mar ou actínias. A relação de protocooperação existente entre essas duas espécies ocorre devido ao fato de o caranguejo colaborar no transporte da anêmona ajudando-a assim a capturar mais alimentos, e ela o retribui fornecendo proteção, por possuir substâncias urticantes que protege o caranguejo contra possíveis ataques de predadores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo