Sobre o déficit habitacional em Fortaleza, analise as afirm...
I. Fortaleza apresenta um déficit habitacional muito abaixo da média nacional, perdendo apenas para Recife. II. Um estudo do Ipea, baseado na PNAD-2012, demonstra que houve elevação no déficit habitacional absoluto em Fortaleza. III. O aumento do número de ocupações indevidas em áreas de risco e invasões não tem relação com o déficit habitacional em Fortaleza.
Está correto o que se afirma apenas em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C.
Déficit habitacional em Fortaleza cresce em 5 anos; índice é o 2º maior do País. Moradias precárias, habitações em conjunto, obrigação excessiva com aluguel e o adensamento em imóveis locados são fatores que tornam Fortaleza a segunda Região Metropolitana do País com maior crescimento no déficit habitacional.
Em termos absolutos, a capital cearense apresentou um aumento de 10,84% dos anos de 2007 a 2012, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2007, Fortaleza possuía 108.3 mil habitações com deficiência, e em 2012, o número subiu para 120,1 mil.
O avanço da carência em Fortaleza, em 5 anos, foi de encontro ao observado em outras Regiões Metropolitanas do País e Estados que mostraram uma tendência geral de queda. A Capital ficou atrás apenas do Distrito Federal que mostrou elevação do déficit absoluto em 20,44%, de 2007 a 2012. No ano de 2012, em termos absolutos, o déficit metropolitano concentrou-se nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Distrito Federal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo