Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 56 a...
Na época colonial, na América hispana e na lusa, o governo local organizava-se em cabidos (câmaras municipais), nos quais tinham assento os melhores cidadãos, denominados homens-bons, o que configurava uma estrutura elitizada de poder e justiça.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eles eram "os melhores cidadãos"?
Ao meu ver essa questão está errada.
No período colonial,os eleitores e componentes das câmaras municipais eram chamados "homens bons",sendo eles grandes proprietários de terras e escravos e prontooooo.. NADA DE MELHORES CIDADÃOS.
O gabarito está errado. Há uma série de equívocos na sentença apresentada. Cabido é uma unidade que compõe a estrutura hierárquica da Igreja, estando abaixo da diocese. Mesmo considerando a possibilidade de que houve um erro na grafia onde se lê cabido, querendo, na verdade, se referir ao termo cabildo, a questão permanece errada, pois esse é um órgão de exclusividade da América espanhola. Na América portuguesa não houve cabildos, mas sim câmaras municipais. C. R. Boxer, no estudo sobre o Império marítimo português, destaca a importância desse órgão na estruturação do Império Luso. Na América, assim como, nas demais localidades do império ultramarino luso, a câmara foi o espaço de poder das elites locais. Por outro lado, o cabildo era "uma corporação que regulava a vida dos habitantes e fiscalizava as propriedades públicas - as terras comunais, florestas e pastagens e as galerias de rua com suas tendas de comércio - de onde derivava grande parte de sua renda” na América hispânica, segundo Leslie Bethell.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo