Era o fim. O general Simón José Antonio de la Santísima Tri...
(Gabriel García Márquez. O general em seu labirinto, 1989.)
O perfil de Simón Bolívar, apresentado no texto, acentua alguns de seus principais feitos, mas deve ser relativizado, uma vez que Bolívar
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
-> A letra B está incorreta. A luta de Simon Bolivar era contra os colonizadores espanhóis com o objetivo de tornar independentes as colônias latino-americanas. A partir de 1817, o movimento de libertação contou com a ajuda efetiva da Inglaterra.
->A letra C está incorreta. De fato, Bolívar sonhava em preservar a unidade territorial e construir uma grande federação com as colônias independentes. O erro da questão é que ele obteve, na verdade, sucesso como comandante militar na emancipação dos antigos vice-reinos de Nova Granada e Peru.
->A letra D está correta. Apesar da sua importância política e militar para independência da América Hispânica, Bolívar governou apenas a Grã-Colômbia, quando se tornou presidente em 1819. O movimento de resistência contra a Espanha contou com outros dois expoentes: Antonio Jose de Sucre e José de San Martin. Este, por exemplo, foi nomeado protetor do Peru em 1821.
->a letra E está incorreta, pois Bolívar foi nomeado presidente da Grã-Colômbia em 1819.
RESPOSTA: LETRA D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Simón Bolivar foi altamente decisivo para a Independência da América Espanhola, tanto como militar como propagador da ideia de ''independência'' e a ideia de bolivarismo , em seu livro '' Carta Da Jamaica''
LETRA D
APMBB
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo