A influência e o domínio do povo pelo “partido”,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2014 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q491463 História
            A influência e o domínio do povo pelo “partido”, isto é, por alguns recém-chegados (os ideólogos comunistas procedem dos centros urbanos), já destruiu a influência e a energia construtiva desta promissora instituição que eram os sovietes. No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.

                                                                                            (Piotr Kropotkin. “Carta a Lênin (04.03.1920)”. Textos escolhidos, 1987.)

As críticas do anarquista Kropotkin a Lênin, presentes nessa carta de 1920, indicam a sua
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social-Democrata Russo. Em seu segundo Congresso, realizado em 1903, o partido dividiu-se em duas facções: os bolcheviques, chefiados por Lenin, e os mencheviques, liderados por Martov. Mais radicais, os bolcheviques preconizavam a formação de uma aliança entre operários e camponeses para pôr fim à autocracia czarista por meio de uma revolução que colocasse no poder o que Lenin chamava de 'uma ditadura democrática de operários e camponeses". Já o mencheviques, eram favoráveis a uma aliança com a burguesia que deveria liderar a luta contra o czarismo.

  Nesse período, surge também uma nova forma de organização dos trabalhadores: o soviete (“conselho", em russo), um órgão formado por delegados dos trabalhadores eleitos nos bairros e nas fábricas e destinado a tomar decisões no âmbito político – uma espécie de Parlamento de representantes operários.

  No texto em destaque, trata-se de um período após a Revolução Russa de 1917, quando os bolcheviques já se encontram no poder e verifica-se uma perda de importância dos sovietes na condução política. Conforme salientado por Kropotkin, uma elite de políticos bolcheviques ( os comitês do partido) passaram a governar efetivamente a Rússia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os sovietes que eram operários, camponeses e soldados, consolidaram-se na conhecida Revolução de 1905.

As pessoas assim denominadas, tiveram grande influência na subida de outro grupo, os bolcheviques, ao poder na Rússia, que aconteceu em 1917.

Apesar de ter proclamado o famoso "todo poder aos sovietes", Lênin tornou restrito o poder desse grupo, tornando a característica popular do início da Revolução um fiasco e a substituindo por um sistema burocrático centralizador que foi imposto à população.

Os sovietes (conselhos de operários, soldados e camponeses) surgiram na Revolução de 1905 e tiveram uma importância decisiva na ascensão dos bolcheviques ao poder na Rússia, em outubro/novembro de 1917. Entretanto, a ideia de “Todo poder aos sovietes”, proclamada por Lênin em suas Teses de Abril, foi rapidamente substituída por um mecanismo que apenas referendava a ação dos comitês do Partido [Bolchevique] – estes últimos, aliás, meros executores das decisões do Comitê Central, dirigido por Lênin. Com isso, o caráter popular do início da Revolução foi substituído por uma estrutura burocrática centralizada e imposta à população. Resposta: [B]

Bolcheviques: Defendiam uma revolução imediata por meio da associação entre camponeses e trabalhadores.Lenin pertencia a esse grupo.

Mencheviques: Defendiam uma revolução gradual por meio de reivindicações pacíficas e aliança com a burguesia

Kropotkin critica Lenin e os bolcheviques pela diminuição da influência dos trabalhadores e das associações populares (sovietes) e pelo crescente poder do partido bolchevique. Ele via os sovietes como espaços de autogoverno dos trabalhadores e acreditava que a centralização do poder nas mãos dos bolcheviques estava enfraquecendo a verdadeira participação popular e a revolução social.

Em resumo, a crítica de Kropotkin era sobre a substituição do poder popular e descentralizado pelos comitês do partido, que ele via como uma forma de autoritarismo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo