O modelo de geração de energia do mundo atual é dependente d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2013 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q334979 Geografia
O modelo de geração de energia do mundo atual é dependente de recursos energéticos não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, utilizados, em larga escala, na geração de energia elétrica e de combustíveis. A dependência de fontes de energia tradicionais gera a crise energética global, que é também uma crise do conceito de desenvolvimento adotado a partir da Revolução Industrial.

A respeito do assunto tratado acima, julgue os itens a seguir.

Para abastecer o mercado interno, o Brasil ainda depende da importação de petróleo leve, porque o petróleo nacional é de baixa qualidade, o que dificulta a produção de derivados nobres.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Existem, basicamente, dois tipos de petróleo: o leve e o pesado. A maior parte do petróleo produzido atualmente no Brasil é do tipo pesado; entretanto, o parque de refinarias do país é predominantemente voltado para o refino de petróleo leve, a partir do qual é mais fácil produzir gasolina e outros derivados de petróleo considerados “nobres”. Por isso, o Brasil necessita importar petróleo. Deve-se ressaltar, contudo, que as reservas descobertas na camada pré-sal contêm, predominantemente, petróleo do tipo leve, o que pode acabar, no futuro, com a necessidade do país de importar esse tipo de petróleo. 


 A questão está certa.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

O Brasil é auto-suficiente em petróleo?

O ponto é que existem basicamente dois tipos de petróleo: os chamados leves, dos quais é mais fácil extrair gasolina e outros derivados nobres, e os pesados, mais densos, bons para fazer asfalto e combustível de máquinas.

por Guilherme Castellar e Bruno Vieira Feijó

Como diria Albert Einstein, depende do ponto de vista do observador. “Se olharmos pela quantidade, o Brasil é auto-suficiente. Agora, pela qualidade, ainda somos dependentes de petróleo importado”, diz o engenheiro Wilson Iramina, do Departamento de Minas e Petróleo da USP. Quer dizer: produzimos cerca de 1,8 milhão de barris por dia, e isso é exatamente o consumo diário do país. Ok. Só que mesmo assim precisamos importar um quinto do óleo que vai para as nossas refinarias. O ponto é que existem basicamente dois tipos de petróleo: os chamados leves, dos quais é mais fácil extrair gasolina e outros derivados nobres, e os pesados, mais densos, bons para fazer asfalto e combustível de máquinas. E apenas 6% da nossa producão se encaixa no grupo dos leves. Isso não significa que o Brasil só é auto-suficiente em asfalto, claro. Dá, sim, para extrair bastante gasolina a partir de óleo pesado. A diferença é que sai mais caro. E tem outra: a maior parte das nossas refinarias é configurada para processar óleo leve. O governo as construiu antes que nossas grandes reservas de óleo pesado começassem a ser exploradas, nos anos 90. A Petrobras, então, tem de misturar o óleo daqui com o importado para ter como refiná-lo. Mas isso não vai durar para sempre, diz a empresa. Ela promete que, com a modernização das refinarias e a descoberta de novos campos de óleo leve, não precisará importar mais nada até 2010.

ATÉ 2010????

Essa previsão não deu muito certo então!! heheh...
Não concordo com o gabarito da questão, no momento em que ela diz que petróleo nacional e de baixa

Qualidade. A questão como ja foi muito bem mencionado e explicado acima não e essa, e sim que não Somos capazes de refinar o petróleo bruto, que tem suas finalidades, isso não quer dizer necessariamenteBaixa qualidade, essa questa deveria ser ANULADA!
Discordo completamente do gabarito. Brasil tem q importar porque tem uma produção baixa e não porque não possui qualidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo