Em minha proclamação como Rei, já há quase quatr...
Propus-me então a encabeçar a apaixonante tarefa nacional que permitiu aos cidadãos elegerem seus legítimos representantes e levarem a cabo essa grande e positiva transformação da Espanha, da qual tanto necessitávamos.
Hoje, quando olho para trás, não posso sentir senão orgulho e gratidão por vocês.
(Discurso de abdicação do Rei Juan Carlos, da Espanha, em 02.06.2014. http://brasil.elpais.com)
A ascensão de Juan Carlos ao trono da Espanha, mencionada no texto, deu-se com
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
-> a letra B está incorreta. O fim do regime franquista não se dá por uma revolução social, e sim em decorrência da morte de Francisco Franco, que foi sucedido na chefia do Estado espanhol pelo Rei Juan Carlos I, dentro de um processo de redemocratização.
-> a letra C está incorreta. Durante a ditadura franquista, não houve fragmentação política e territorial da Espanha.Os movimentos separatistas basco e catalão não foram derrotados, mas sofreram forte repressão, o que reduziu suas ações. Os bascos, por exemplo, como haviam ficado do lado republicano durante a Guerra Civil, passaram a ser perseguidos após a vitória de Franco. Era proibido falar a língua nativa (euskera) e a cultura local foi censurada. No caso do movimento separatista catalão, a vitória franquista anulou o Estatuto de Autonomia da Catalunha, firmado em 1932. O uso público do catalão foi proibido, mas isso apenas aumentou o sentimento independentista.
-> a letra D está incorreta. A Espanha aderiu à União Europeia em 1986, ou seja, uma década depois que o rei Juan Carlos I subira ao poder por meio de um processo de redemocratização.
-> a letra E está correta. Após o fim do regime franquista, com a morte de Francisco Franco em 1975, Juan Carlos foi responsável por promover a transição do regime ditatorial para a democracia parlamentar.
RESPOSTA: LETRA E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo