As equipes de resgate trabalham contra o tempo neste domingo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2014 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q491467 Geografia
As equipes de resgate trabalham contra o tempo neste domingo [23.06.2013] para salvar as milhares de pessoas que permanecem ilhadas no norte da Índia devido aos deslizamentos de terra e às inundações provocadas pelas chuvas, que podem ter provocado mil mortes. As pesadas chuvas, que atingem o subcontinente de junho a setembro, costumam provocar alagamentos, mas começaram mais cedo este ano, pegando muitas pessoas de surpresa e expondo a falta de preparo para prever e enfrentar a situação.

                                                                                                      (http://noticias.terra.com.br. Adaptado.)

As chuvas torrenciais abordadas pelo texto estão associadas ao fenômeno climático denominado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Típico da região sul e sudeste da Ásia, as monções são um fenômeno climático que ocorre devido às diferenças de temperatura e pressão das massas de ar sobre o continente e o mar. O clima de países como a Índia e o Paquistão é totalmente afetado pelo regime das monções.

De junho a setembro, vigoram as monções de verão. Nesse período, o continente absorve calor bem mais rápido do que o oceano. Com o aquecimento da terra, as massas de ar sobre o continente ficam mais quentes e sobem, dando lugar a massas de ar, vindas do Oceano Índico, e carregadas de umidade. Essa umidade gera chuvas torrenciais que podem durar dias.  A taxa de precipitação é tão alta que causa enchentes nessas regiões todos os anos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Monções de inverno acontecem quando as massas de ar frio e seco saem do continente asiático e vão em direção ao oceano Indico. Assim acontecendo poucas chuvas e por muito tempo, assim prejudicando a agricultura local.
    Já as Monções de Verão é totalmente ao contrário, pois em vez das massas de ar quente e seco irem em direção ao oceano, elas vão para o continente. Em decorrencia disso essas massas vão trazer fortes chuvas e assim beneficiando a agricultura local, mas mesmo assim acaba cousando grandes desastres. Pois as pressões são muito fortes, causando inundações e principalmente, acabando com coisas de alguns países, como a Índia e países com pouca infraestrutura. 

Gabarito (A).
Complementando o comentário do colega segue resumo El ninõ / La ninã

EL NIÑO

El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. +

LA NIÑA

La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña. +


EL NIÑO

El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. +

LA NIÑA

La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña. +

o que é monção? É um vento tropical e sazonal que define duas estações marcadas, o período das chuvas torrenciais e o período da seca. Isso acontece por causa da variação de pressão atmosférica do continente no verão e no inverno. As monções acontecem de forma intensa no Oceano Índico e Mar Arábico, afetando o sul e sudeste da Ásia. O evento é importante porque marca profundamente o modo de vida e a economia de toda região.

Na Ásia, as "monções de verão (ou marítimas)" trazem o vento úmido do oceano carregado de chuvas generosas para irrigar as plantações entre junho e novembro, além de reabastecer rios e represas. Isso acontece porque durante o verão o continente fica mais quente que a água do mar e o ar quente sobre a terra tende a subir, o que cria uma área de baixa pressão atmosférica sobre a região que puxa o vento úmido do oceano. Assim, durante o verão a chuva é intensa.

Sem trégua nos meses iniciais, a monção de verão tem impacto em centros urbanos que crescem de maneira desordenada ocupando áreas de mananciais. A falta de rede de drenagem e planejamento deixa famílias em situação de grande risco, com enchentes, inundações e deslizamentos. Foi o que aconteceu esse ano na Índia e no Paquistão, deixando milhões de desabrigados.

A partir de dezembro, começa a "monção continental ou de inverno" e não tem mais chuva até maio. Nesse período, o continente tem pressão mais alta em comparação ao oceano e os ventos sopram da terra para o mar. Durante esse período, fica bem seco em todo sul da Ásia.

No Brasil, a Amazonia tem um clima monçônico, com duas estações marcadas: o "inverno amazônico" que é a estação das chuvas entre dezembro e maio; e o "verão amazônico" que é a estação da seca e de curtir as praias de rio!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo