No que se refere às dimensões da globalização, julgue os ite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2013 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q334981 Geografia
No que se refere às dimensões da globalização, julgue os itens seguintes.

A formação de blocos econômicos e os decorrentes acordos comerciais entre países resultaram na diminuição de barreiras e na livre circulação de pessoas e mercadorias. O primeiro grande bloco a ser formado foi o NAFTA, que serviu de modelo para União Europeia, MERCOSUL e APEC.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A formação de blocos econômicos resulta, regra geral, na diminuição de barreiras principalmente comerciais, mas nem sempre resulta na livre circulação de pessoas, que é um passo mais avançado no processo de integração regional. O NAFTA e o MERCOSUL, por exemplo, são blocos regionais que não têm livre circulação de pessoas. Além disso, a questão está errada quando afirma que o NAFTA foi o primeiro grande bloco a ser formado e que serviu de modelo para outros. O primeiro bloco a ser formado foi a União Europeia, embora, em sua origem, ela não tivesse esse nome nem contasse com estrutura complexa como a que existe atualmente. Sua origem se deu após o fim da Segunda Guerra Mundial e o objetivo principal era a cooperação entre nações europeias de modo a evitar outra guerra. No início, surgiu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que contava com a participação da França, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Mais tarde, foi criada a Comunidade Econômica Europeia. Com a reunião desses dois grupos mais o EURATOM na década de 1960, começaram a surgir bases mais sólidas do que viria a ser a União Europeia. A partir dessa década, vários outros Estados passaram a integrar o bloco. Nos dias atuais, a União Europeia tem 28 membros, incluindo países do Leste europeu, e é classificada como mercado comum, que significa o estágio mais avançado de integração regional, com livre mobilidade de produtos, capitais e pessoas. Até moeda única o bloco tem, a qual é vigente em alguns dos países da União. Dessa forma, pela complexidade alcançada pela União Europeia, que não tem paralelo com nenhum outro bloco existente no mundo, ela é considerada um modelo a ser seguido por outras iniciativas de integração regional. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.

 

Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.

O primeiro bloco econômico foi criado na Europa, em 1956. Era formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, sendo conhecido pela sigla CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Esse grupo foi, logo depois, o embrião da moderna União Europeia (UE).

Item Errado.O NAFTA não é um bloco econômico de livre circulação de pessoas, é apenas um tratado comercial, inicialmente instituído entre os Estados Unidos e o Canadá, com adesão posterior do México, que visa:

eliminar as barreiras alfandegárias (imposto de importação), e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes; Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio; Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes; Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
Item Errado.
O NAFTA não é um bloco econômico de livre circulação de pessoas, é apenas um tratado comercial, inicialmente instituído entre os Estados Unidos e o Canadá, com adesão posterior do México, que visa:

  1. eliminar as barreiras alfandegárias (imposto de importação), e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;
  2. Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;
  3. Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes;
  4. Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;

O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.

MERCOSUL 26 de março de 1991

A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico que foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Este importante bloco econômico ainda está em fase de implantação.

GABARITO ERRADO

Um dos motivos para a criação do NAFTA foi para fazer frente à união europeia, que foi o primeiro bloco econômico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo