Segundo a teoria econômica de Karl Marx (apud SELL, 2015) o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Língua Inglesa |
Q1280151 Sociologia
Segundo a teoria econômica de Karl Marx (apud SELL, 2015) o lucro do capitalista se origina da produção de Mais-Valia na exploração do seu trabalhador. Em síntese, a Mais-Valia é o tempo de trabalho não pago pelo capitalista ao trabalhador que executa horas a mais sem receber por esse tempo gasto. É o trabalho excedente não pago. Vamos imaginar que em uma jornada diária de oito (8) horas, o trabalhador receba o equivalente ao seu salário ao final do mês nas duas (2) primeiras horas deste dia. Assim, o restante das 6 horas que passa trabalhando equivale às horas a mais (a Mais-Valia) não pagas pelo patrão. E para Marx, existem dois tipos de Mais-Valia no sistema capitalista: a Mais-Valia Absoluta, que é aquela obtida pelo aumento da jornada de trabalho, sem reajuste real dos ganhos do trabalhador; e a Mais-Valia Relativa, obtida pelo aumento da produtividade do trabalhador através do uso de maquinários e tecnologias sem o acréscimo das horas de trabalho.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
Assim, tendo como referência essa concepção teórica de Karl Marx sobre Mais-Valia, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. D

- A MAIS-VALIA representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.

Mais-Valia Absoluta

- Como mencionado, a mais valia representa parte do valor gerado pelo trabalhador pelo qual ele não é remunerado. Para a teoria marxista, há duas maneiras de extrair mais valia. Uma das formas é por meio do prolongamento da jornada de trabalho, para além do tempo necessário para que o trabalhador produza as condições de sua subsistência, e da apropriação desse trabalho excedente pelo capitalista. Ou seja, aumenta-se a jornada de trabalho sem que o salário tenha um aumento proporcional. Essa forma de extração de mais valia é chamada de mais valia absoluta.

Mais-Valia Relativa

- Também é possível aumentar a exploração de mais-valia sem alterar o número de horas trabalhadas. Isso pode ser feito por meio de melhorias nos processos técnicos de trabalho, que aumentam a produtividade. Adquirir máquinas que tornem o trabalho mais rápido ou organizar a disposição dos trabalhadores nas fábricas de modo mais eficiente, por exemplo. 

Com essas mudanças aumenta-se a produtividade do trabalhador, fazendo com que ele produza mais em menos tempo. Dessa forma, o trabalhador realizará o trabalho necessário (aquele que corresponde a seu salário e suas condições de subsistência) em um tempo mais curto. Consequentemente, o trabalho excedente é prolongado, logo a extração de mais-valia aumenta. 

A produção de mais valia absoluta gira exclusivamente em torno da duração da jornada de trabalho; a produção da mais valia relativa revoluciona totalmente os processos técnicos de trabalho e as combinações sociais.’’ (MARX, O Capital, Livro 1, Vol. 2, p. 586).”

FONTE: https://www.politize.com.br/mais-valia

A) ERRADA - Essa classe não produz a mais-valia, quem produz são os trabalhadores.

B) ERRADA - Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O fato do trabalhador vender as peças que produz, "por fora", não retira o fato de que não recebem do patrão o real valor pelo que produziu.

C) ERRADA - O uso de tecnologias aumenta a mais-valia.

D) CORRETA - Está falando de uma jornada prolongada de trabalho, logo, está falando da Mais-Valia Absoluta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo