A GEOPOLÍTICA DO ESTADON...
Na Amazônia brasileira, o Estado favoreceu a economia urbana para fins geopolíticos. O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos ou de produção inexpressiva no Brasil, o Estado teve claro objetivo geopolítico, implantando uma economia industrial em meio a uma região dominada ainda por uma economia mercantil em área pouco povoada e com um passado de disputas.
Fonte: BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 44. Adaptado.
Essa área criada pelo Estado, no final da década de 1960, pertence ao seguinte empreendimento regional:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito diz ser alternativa C, porém acredito ser B a correta. Tanto é que a Rodovia Transamazônica só foi inaugurada em 1972.
"O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos"
ZFM - Zona franca de Manaus
A resposta correta é b) Zona Franca de Manaus, que foi instituída em 1967 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região amazônica, oferecendo incentivos fiscais e criando um polo industrial e comercial na cidade de Manaus.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo