O ódio fabrica sua própria força justamente ao ignorar o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - UNB - Vestibular - Libras |
Q1985068 História
    O ódio fabrica sua própria força justamente ao ignorar ou exceder a realidade concreta. Ele não precisa nem de base, nem de ocasião real. Basta-lhe uma projeção. (...) O ódio sempre tem um contexto específico que o explica e do qual ele surge. As razões que o sustentam e que servem para explicar por que um grupo supostamente “merece” ser odiado têm de ser fabricadas por alguém em determinado quadro histórico-cultural. Esses motivos têm de ser expostos, narrados e ilustrados repetidamente até que se depositem disposições. 
Carolin Emcke. Contra o ódio. Maurício Liesen (Trad.). 1.ª ed. Editora Âyiné, 2020 (com adaptações). 
O discurso de ódio é um fator essencial para a ascensão dos ideais fascistas. Inventando medos e inimigos a partir do negacionismo histórico, líderes populares emergiram com o discurso de que seriam os únicos capazes de salvar sua pátria da corrupção e da suposta degeneração social. Considerando esse assunto, julgue o item, acerca da presença da ideologia fascista e dos regimes que a adotaram na primeira metade do século XX.  

O Partido Nacional-Socialista Alemão implementou políticas de inclusão social para pessoas com deficiência, de maneira que os seus discursos de ódio não recaíam sobre essa população. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado - o projeto "Aktion T4" tinha como alvo doentes e pessoas com deficiências físicas e mentais, esse projeto exterminou milhares de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo