MoendaO detalhe da gravura “Engenho de Itamaracá” (1647), de...
O detalhe da gravura “Engenho de Itamaracá” (1647), de Frans Post, pintor holandês que esteve no Brasil no século XVII, coloca em evidência o principal produto de interesse dos holandeses à época da ocupação no Nordeste. Tal produto pode ser corretamente identificado como
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Holandeses ocuparam o nordeste no período da União Ibérica e desenvolveram os engenhos de açúcar.
Alternativa D
Gab: D
Desde a implantação da produção açucareira no Brasil, os holandeses foram parceiros dos portugueses. Financiavam a construção de engenhos , refinavam o açúcar brasileiro e distribuíam o produto na Europa. Com isso, obtinham lucros elevados.
A situação se modificou em 1580, quando Portugal e a Espanha se uniram num mesmo reino, governado pelo rei espanhol Filipe II. A junção dos dois países tornou-se conhecida como União Ibérica e durou até 1640.
As invasões holandesas no Brasil aconteceram ao longo do século XVII e tiveram como momento-chave quando os holandeses invadiram e ocuparam Pernambuco. A ocupação holandesa no Nordeste estendeu-se de 1630 a 1654 e teve relação com o envolvimento diplomático entre Portugal, Espanha e Países Baixos.
• LETRA D •
Durante a ocupação holandesa no Brasil, Celso Furtado em sua obra, formação econômica do Brasil, menciona que a coroa portuguesa tivera um prejuízo de 20 milhões de libras.
--------------------------------
(Caso esteja errado me informem por privado)
@estuda_gabrielg
O artista holandês Frans Post veio para o nordeste brasileiro quando da ocupação holandesa de Mauricio de Nassau. O pintor ficou por sete anos no país e retratou em suas telas os detalhes da fauna e da flora, topografia e paisagens brasileiras. Os comerciantes holandeses investiram na produção do açúcar desde o início.
Primeiramente em Lisboa e posteriormente em territórios ultramarinos do Império Português, como as Ilhas da Madeira, Canárias e Açores. A Holanda começou a investir no Brasil desde o princípio do processo de colonização, com a implantação de engenhos e o financiamento de plantações monocultoras.
A pintura de Frans Post retrata a Moenda, que é uma das partes de beneficiamento da cana dentro dos Engenhos. Durante a União Ibérica, os acordos comerciais entre Portugal e Holanda foram interrompidos. Este fato incentivou os holandeses a ocuparem o Nordeste que era o centro dos seus investimentos.
Esta é uma questão interpretativa e de memorização, por este motivo o candidato para responder precisa ter o conhecimento sobre a ocupações holandesa e a sua importância no Brasil Colonial.
A) INCORRETA –
B) INCORRETA -
C) INCORRETA –
D) CORRETA – Esta afirmativa está correta porque os holandeses sempre estiveram envolvidos com o processo de produção do açúcar do Império Português. Em um primeiro momento, como comerciantes em Lisboa e, depois, na produção de cana de açúcar na Ilha de Madeiras e Açores. Com o processo de colonização da América Portuguesa, os holandeses auxiliaram na construção do primeiro engenho em São Vicente e investiram em plantações monocultoras de cana de açúcar. Portugal rompeu os acordos comerciais com a Holanda durante a União Ibérica. Este fato motivou a ocupação holandesa no Nordeste que era o centro de investimento holandês.
E) INCORRETA –
Gabarito do Professor: Letra D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo