O símbolo do Partido Fascista italiano, reproduzido parcialm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: UNIVESP Prova: VUNESP - 2018 - UNIVESP - Vestibular |
Q1686609 História
Imagem associada para resolução da questão
O símbolo do Partido Fascista italiano, reproduzido parcialmente na imagem, é constituído por um feixe de varas em torno de um machado. Tal símbolo busca representar um aspecto da ideologia fascista, corretamente compreendido como a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No período entre a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundial observou-se a ascensão de partidos nacionalistas de extrema direita.
Na Alemanha temos os nazistas do Partido Nacional Socialista de Trabalhadores Alemães, que conseguiram apoio de partidos de direita e Hitler foi alçado ao cargo de Chanceler. Já na Itália, foi fundado por Benito Mussolini o movimento fasci italiani di combattimento ,que deu origem ,no ano de 1921 , ao Partido Nacional Fascista. O símbolo apresentado acima está sobreposto à bandeira da Itália e representa um feixe de varas com um machado. 
O fascio é um feixe de varas que era utilizado pelos oficiais de justiça da Roma Antiga quando eles tinham que executar alguma ordem judicial. O objetivo patriótico do Partido Nacional Fascista era retomar o “passado de glória" do Império Romano. O candidato para responder esta questão precisa ter conhecimento sobre a formação do Partido Nacional Fascista, suas principais características e os seus símbolos nacionais.

Há farta bibliografia e filmografia acerca do tema. Tanto em termos acadêmicos quanto escolares. O tema é parte intrínseca do currículo de História do Ensino Médio. Uma das opções indica a referência que era pretendida através da utilização da figura do Fascio, um símbolo do Império Romano.
A) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o símbolo faz referência à ordem, justiça e proteção das classes dominantes. 
B) INCORRETA – A defesa feita pelo símbolo fascista é a retomada de uma tradição de justiça e de pujança do Império Romano, o que não está diretamente ligado à tradição rural . Este fato torna a afirmativa incorreta. 
C) CORRETA –O feixe representa a justiça dos oficiais do Império Romano que possuíam força por ser mais de uma vara . A união das varas também pode ser considerada um instrumento de tortura a ser usado contra quem não está a favor do retorno deste “passado glorioso". 
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o símbolo fascista defende a retomada da pujança do Império Romano. 
E) INCORRETA – Os fascistas defendem a retomada da Glória do Império Romano e não faz referência à ancestralidade viking, que não existia na Itália e sim no norte da Europa. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As varas do feixe representava o povo Italiano, as cordas envolta do feixe une a população, compreende-se como o governo, que "faz o povo unido e mais forte". O machado representa a força que o governo juntamente com a população tem e entende-se que juntos podem contra tudo e todos.

GABA. LETRA C

O símbolo do partido fascista italiano, conhecido como Fascio Littorio, consistia em um feixe de varas amarradas em volta de um machado de guerra. O feixe de varas, conhecido como fascio, simbolizava a união e a força na coletividade, enquanto o machado representava a autoridade e o poder do Estado.

Esse símbolo era uma representação visual do movimento fascista, liderado por Benito Mussolini na Itália durante a década de 1920. O fascismo era uma ideologia política e social que enfatizava a supremacia do Estado, o nacionalismo, o autoritarismo e a supressão dos direitos individuais em prol do bem-estar coletivo.

O Fascio Littorio foi adotado como símbolo oficial do partido fascista italiano e também foi usado pelo regime fascista durante o período em que Mussolini governou a Itália (1922-1943). Após a Segunda Guerra Mundial, com a queda do fascismo na Itália, o símbolo perdeu sua relevância política e deixou de ser utilizado oficialmente.

Um graveto é fácil de quebrar, vários gravetos é difícil, basicamente, o princípio era união do povo pelo estado forte e protetor

força e a união do povo italiano em luta contra os inimigos da nação, como os comunistas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo