A peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do século X...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2013 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1280186 Geografia
A peculiaridade da pecuária sertaneja no Brasil do século XVIII esteve ligada principalmente às relações de trabalho nela estabelecidas. Acerca dessas relações, é correto afirmar-se que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B

A pecuária brasileira se desenvolveu desde o século XVI, no Nordeste, com a criação de gado nas grandes fazendas latifundiárias, para a atividade agropecuária, mais como uma complementação da atividade agrícola e também como forma de trabalho, por exemplo, ao usarem os animais como tração.

 Essa atividade foi muito importante para a conquista do interior do Nordeste e da região Centro-Oeste. Só no século XVIII, essa atividade passou a ter mais destaque, ao se expandir para o Sul, onde haviam grandes pastagens. Diferentemente do Nordeste, a mão de obra não era predominantemente escrava, mas sim de escravos libertos e homens livres e pobres, mas é errado dizer que já não existia trabalho escravo.

Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/13393965

na pecuária brasileira, o trabalho era considerado mais brando em comparação com a lavoura, especialmente a cana-de-açúcar. Os trabalhadores na pecuária, muitas vezes, lidavam com o manejo de gado em áreas abertas, o que exigia menos esforço físico intenso do que a colheita de cana, que envolvia trabalho pesado e extenuante. Além disso, os escravizados na pecuária geralmente tinham mais liberdade de movimento e, em alguns casos, podiam ter um estilo de vida mais próximo do que os trabalhadores livres, como pastores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo