O filme Carrousel foi uma campanha inovadora. Um hotsite hip...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
MEC
Prova:
INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183030
Comunicação Social
O filme Carrousel foi uma campanha inovadora. Um hotsite hipermidiático foi criado e nele o visitante
podia realizar diversas interações. O entretenimento foi proposto pela exibição do filme, de clara
referência ao cinema, em especial a produções como Matrix e Batman: O cavaleiro das trevas, o que
induz o visitante do hotsite a se envolver por interesse em sorver o conteúdo, destituído das ressalvas que,
por vezes, o acometem quando se depara com peças publicitárias tradicionais. Podemos supor a existência
de uma comunicação multidirecional, que envolve mediações entre emissor e receptor, receptor e
emissor e entre receptores. O efeito viral se configura por conta da disseminação do conteúdo – ou do
desejo de compartilhar a experiência entretível –, facilitado pelo direcionamento às comunidades virtuais,
linkadas no próprio hotsite.
COVALESKI, R. Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2015 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando as práticas publicitárias, das quais o caso comentado é um exemplo, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação em meio digital estabeleceu novas condições para a produção audiovisual na publicidade, contribuindo para a superação de formatos convencionais que dominavam no setor televisivo, como o comercial de 30 segundos.
II. A hibridização das linguagens comunicacionais na era digital produziu um isolamento das matrizes externas que fornecem repertório para os publicitários, a exemplo do cinema, que agora é apropriado por meio de referências intertextuais.
III. O atual contexto de conectividade dificulta ações publicitárias voltadas para a viralização de conteúdo, uma vez que a participação e o engajamento dos consumidores fogem ao controle dos emissores e não podem ser previstos.
IV. As interações características da publicidade em meio digital demonstram o esgotamento de modelos clássicos das teorias da comunicação, em que emissores e receptores eram entendidos como posições estanques de um processo de comunicação unidirecional.
É correto apenas o que se afirma em
COVALESKI, R. Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2015 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando as práticas publicitárias, das quais o caso comentado é um exemplo, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação em meio digital estabeleceu novas condições para a produção audiovisual na publicidade, contribuindo para a superação de formatos convencionais que dominavam no setor televisivo, como o comercial de 30 segundos.
II. A hibridização das linguagens comunicacionais na era digital produziu um isolamento das matrizes externas que fornecem repertório para os publicitários, a exemplo do cinema, que agora é apropriado por meio de referências intertextuais.
III. O atual contexto de conectividade dificulta ações publicitárias voltadas para a viralização de conteúdo, uma vez que a participação e o engajamento dos consumidores fogem ao controle dos emissores e não podem ser previstos.
IV. As interações características da publicidade em meio digital demonstram o esgotamento de modelos clássicos das teorias da comunicação, em que emissores e receptores eram entendidos como posições estanques de um processo de comunicação unidirecional.
É correto apenas o que se afirma em