AQUINO, Rubens Santos Leão; LISBOA, Ronaldo César. Fazendo a...
AQUINO, Rubens Santos Leão; LISBOA, Ronaldo César. Fazendo a História: A Europa e as Américas no século XVIII e XIX. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990, p.35.
Com base na charge e em seus conhecimentos sobre a Santa Aliança, analise as proposições abaixo:
I. Após a derrota de Napoleão as monarquias vitoriosas convocaram o Congresso de Viena e, mais tarde, o czar da Rússia propôs a formação da Santa Aliança, uma organização supranacional de ajuda mútua das monarquias européias em nome da “ religião, da paz e da justiça”.
II. Propunha a restauração do equilíbrio europeu em benefício dos vencedores de Napoleão, pela qual os Estados europeus tinham o direito de intervir nos países em que irrompessem revoluções de caráter liberal e nacionalista.
III. A Inglaterra solicitou uma consulta para discutir e arbitrar sobre as ações a serem tomadas contra a Espanha e a Itália, já que as revoltas liberais que estavam se desenvolvendo nesses países ameaçavam o equilíbrio europeu.
IV. Em reunião, o Congresso de Viena, por um lado, desautorizou a Santa Aliança a adotar medidas repressivas contra as universidades e, por outro, permitiu a censura à imprensa e repressão de movimentos de caráter nacionalista.
Assinale a alternativa correta.