O profundímetro é um instrumento utilizado por mergulhadores...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2016 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335766 Física
O profundímetro é um instrumento utilizado por mergulhadores para indicar a que profundidade estão em relação à superfície da água. A imagem mostra dois mergulhadores utilizando um profundímetro rudimentar constituído de um tubo de vidro com a extremidade inferior aberta e a superior fechada, aprisionando determinada quantidade de ar. Quando o tubo se desloca verticalmente dentro da água, o volume ocupado pelo ar varia, indicando uma variação da pressão exercida pela água.
Imagem associada para resolução da questão
(http://chc.org.br. Adaptado.)
Considere um mergulhador inicialmente sob pressão absoluta de 2 atm. Nessa situação, a altura da coluna de ar dentro do tubo de vidro é de 20 cm. Após afundar um pouco, o mergulhador para em uma posição em que a altura da coluna de ar é igual a 16 cm, conforme a figura.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando que uma coluna de água, em equilíbrio, com 10 m de altura exerce uma pressão de 1 atm, que o ar é um gás ideal e que a temperatura é constante durante o mergulho, é correto afirmar que a variação de profundidade sofrida por esse mergulhador foi de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos lá, galera!

Questão FAMERP relativamente tranquila, mas precisa organizar bem suas ideias.

Transformação de gases com temperatura constante podemos simplificar a equação de Clapeyron (PV = NRT) para PV, pois só essas duas variáveis realmente importam na questão.

Pressão inicial x volume inicial = Pressão Final x volume final.

A questão não nos forneceu o volume, mas sim a altura. Aí vale lembrar que o volume em geral é calculado por Área da base x altura e como os recipientes são os mesmos a gente pode substituir.

Pressão Inicial x Área da Base x Altura Inicial = Pressão Final x Área da Base x Altura final.

2atm x área da base x 20 cm = Pressão Final x área da base x 16cm.

Vamos cortar: Área da base e centímetros, pois estão dos dois lados da igualdade.

2atm x 20 = Pressão final x 16

Pressão final = (2atm x 20)/16 = 40 atm / 16 = 2,5 atm.

Agora chegando na alternativa correta. A pressão inicial era 2atm, a final era 2,5, logo uma variação de 0,5 atm. A questão deu a informação que para cada 10m eu subo 1 atm, logo a variação será de 5m, pois subiu 0,5atm.

Alternativa D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo