Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2016 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335772 História
Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades [romanas]. As antigas crenças continuaram existindo, mas o número de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos.
Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)

Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resolução:

A questão envolve, basicamente, uma interpretação do texto. Como aparece no enunciado, “as antigas crenças continuaram existindo…”, e ” … em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos”, o cristianismo não impediu a manifestação de outras crenças, apesar da ocorrência de tensões.

Resp.: C

Fonte: https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-comentada-ascensao-cristianismo-roma-antiga.html

Não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo