“A questão social é um caso de polícia” — esta frase, at...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2016 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335779 História
“A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado, durante o período da chamada República Velha (1889-1930).
(Kazumi Munakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1984.)
A associação da frase de Washington Luís a um “sintoma” característico da Primeira República brasileira pode ser exemplificada pela
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D. Durante a primeira república, tivemos as diversas situações de trabalhos análogos ao escravo, com jornadas de trabalhos sobre-humanas, o que era criticada pelos trabalhadores pincipalmente ao se tratando das crianças, mulheres e idosos, falta de regulamentação trabalhista, baixíssimos salários e etc, o que levou a inúmeras manifestações e greves de trabalhadores dos grandes centros urbanos, o que tornou a situação como caso de polícia. A política contra esses tipos de rebeldia era zero, a polícia era usada para conter os trabalhadores de forma muito rígida e os trabalhados imigrantes envolvidos nestas revoltas era expulsos dos país e os movimentos sindicais totalmente afogados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo