Nas últimas décadas, a principal causa da concentração da es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2013 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q335000 Geografia
Nas últimas décadas, a principal causa da concentração da estrutura fundiária no Brasil, tem sido.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Reforma agrária significa redistribuir terras ociosas e sem produtividade, o que colabora para o enfraquecimento da concentração fundiária. Assim, a reforma agrária não é uma causa da concentração fundiária, mas uma das soluções possíveis para esse problema. A alternativa (A) está incorreta.


Não é a principal causa da concentração fundiária, embora possa colaborar para o seu aumento. Com a mecanização, substituiu-se a mão de obra, o que leva, frequentemente, ao êxodo rural e à incorporação das pequenas propriedades por grandes produtores. A alternativa (B) está incorreta.


Expropriação significa a perda da propriedade rural pelos pequenos proprietários, que a vendem a para empresas ou grandes fazendeiros ou utilizam sua terra para pagamento de dívida contraída em banco. A alternativa (C) está correta.


O aumento da fronteira agrícola tende a atrair tanto grandes produtores quanto pequenos empreendedores, que vão em busca de terra em lugares onde há expansão da produção agrícola. A região Norte é a última fronteira agrícola do Brasil a ser explorada. A alternativa (D) está incorreta.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O gráfico mostra claramente, também, como se dá a distrbuição de terras no Brasil:

As quatro primeiras colunas demonstram a desproporção da quantidade de estabelecimentos sobre uma pequena área ocupada, enquanto que nas outra ocorre o inverso: pouquissimos estabelecimentos à grandes extensões de terras.

Porém, na minha opinião, a principal causa da concentração da estrutura fundiária está na "lenta" reforma agrária, e não na expropriação da terra que é fato excepcional, pois consiste na modalidade de desapropriação forçada por lei. Consiste no ato de privar o proprietário da coisa que lhe pertence, como das glebas de terra onde são cultivadas plantas psicotrópicas.
Concordo com o colega Danilo Souza, a principal causa e a lenta ou ineficaz reforma agrária, a expropriação e um fato isolado,tinha que ser a cespe

A reforma agraria seria uma solução para o problema e não a causa

pois é, mas o lenta vc criou na sua cabeça, pq n ta escrito isso

Expropriação significa a perda da propriedade rural pelos pequenos proprietários, que a vendem a para empresas ou grandes fazendeiros ou utilizam sua terra para pagamento de dívida contraída em banco. A alternativa (C) está correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo