O crescimento de Fortaleza e sua importância no cenário econ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
no século XIX, o Ceará sofreu um verdadeiro boom econômico durante o período da (1861-1865) nos EUA, que, afetando a norte-americana, abriu o mercado mundial para o algodão cearense. Foi nesse período que desbancou do posto de cidade principal do Ceará: o algodão substituía o charque em importância econômica.
Gabarito (D)
O algodão era, na época, a principal matéria-prima da indústria têxtil mundial e, também, o carro-chefe da economia cearense. A produção nordestina foi impulsionada pela Guerra de Secessão, ou Guerra Civil dos Estados Unidos, pois ocupamos o lugar de maior produtor mundial de algodão para abastecer a industrial têxtil em pleno desenvolvimento na Inglaterra.
As cidades que mais desenvolveram-se e surgiram pela pecuária e indústria do charque foram: Aracati, principal região comerciária do charque, Sobral, Icó, Acaraú, Camocim e Granja.
A cidade que mais se desenvolveu no ciclo do algodão foi Fortaleza, seguida de Aracati. A capital foi modernizada e foram construídas ferrovias e surgiram industrias têxteis. O Porto de Fortaleza, ou Mucuripe foi construído a partir de 1875.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo