Entre os dias 18 e 23 de março de 2018, Brasília recebeu a ...
Entre os dias 18 e 23 de março de 2018, Brasília recebeu a 8ª edição do Fórum Mundial da Água (FMA), evento que acontece a cada 3 anos e visa discutir e apresentar soluções e acordos para a questão da água. 172 países estiveram representados por meio de lideranças locais e mais de 120 mil pessoas circularam pelas áreas destinadas aos encontros. Paralelo ao FMA, entre os dias 17 e 22 de março, também em Brasília, houve encontros realizados pelo Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), organização contraria ao FMA. Em relação à temática da Água e sobre o que foi dito acima, julgue as afirmativas abaixo.
I. O FMA é uma iniciativa liderada pela ONU e de países que necessitam, urgentemente, de água potável para sua população local, como Índia, Indonésia e Arábia Saudita.
II. O FAMA critica o FMA, pois acredita que esses encontros são uma forma de facilitar a mercantilização da água, transformando-a em uma mercadoria cada vez mais valiosa, devido ao avanço de sua escassez.
III. As indústrias e o consumo doméstico são os grandes responsáveis pela maioria da água doce consumida no planeta. Os encontros destacados no texto buscam soluções sustentáveis para esse problema.
IV. Um dos temas mais polêmicos relacionados à questão da água é a chamada “água virtual”, isto é, a quantidade de água necessária para a finalização de um produto e que, normalmente, não é levada em conta de maneira justa, no preço final de uma mercadoria. Os grandes exportadores de carne e madeira, por exemplo, exigem uma revisão de preços desses itens, pois defendem a tese de que junto à carne ou madeira exportada, milhões de litros de água, de forma indireta, também são exportados.
Assinale a alternativa CORRETA: